João de Deus homenageia a ACEP pelos seus 50 anos

A entidade nasceu com a missão de buscar meios de oportunizar as pessoas cegas melhores condições, através da escola e do trabalho

Por Da Redação
05/07/2017, às 23:54 - Atualizado em 06/07/2017, às 00:04

Durante sessão solene realizada na última quinta-feira (05/07), no plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar homenageou e comemorou junto à Associação dos Cegos do Piauí - ACEP, seus 50 anos de existência e serviços de grande importância prestados ao Estado.

A entidade nasceu com a missão de buscar meios capazes de oportunizar as pessoas cegas melhores condições, através da escola e do trabalho, para demonstrarem suas potencialidades. 

Associação comemorou 50 anos

A ideia então, gerada e organizada em 1967, conseguiu ser executada com excelência, vencendo as barreiras e discriminação social. Ao longo dos anos de atuação ininterrupta, a Associação conseguiu sensibilizar e assim se fez acreditada. Simpática aos olhos dos piauienses constituiu um patrimônio sólido e social, onde abriga as atividades da entidade, como: reforço escolar – aplicação do recurso do sistema Braille – atividade da vida diária-  AVD - habilitação e reabilitação – atividade de esporte, lazer e cultura. 

O complexo gerador da cidadania possui: salas de aulas – auditório – gabinete médico – serviço social – refeitório e cozinha – quadra desportiva – área administrativa – biblioteca e outros. A ACEP conta com serviço de acompanhamento e triagem social, através do serviço de assistente social – conta com serviço de transporte escolar – refeições diárias em virtude do atendimento na entidade ser em regime de semi-internato. Tudo isso tem sido conseguido graças a feliz parceria que ACEP tem com órgãos governamentais, empresários e sociedade em geral.

A existência da Associação, hoje, prova sua necessidade de existir em favor das pessoas portadoras de deficiência visual, e por esperar que a humildade e a sensibilidade se multipliquem em favor das causas sociais.

Deputado Estadual João de Deus (PT)

 "Isso é bem representado pelos resultados hoje inseridos na sociedade, como: pessoas cegas portadores de curso superior – alunos do ensino médio e do ensino fundamental, estágios em empresas públicas, estatais e privadas, além da própria inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho", destaca João de Deus.

Associação dos Cegos do Piauí - ACEP é dirigida por uma diretoria composta de 14 membros, todos deficientes visuais, eleita por voto direto, através de seus sócios efetivos e fundadores. O número atual de sócios efetivos, fundadores e assistidos é de 1.345.

A solenidade teve as presenças da diretoria da Associação e dos seus usuários, do Presidente da Fundação Antares, Humberto Coelho, do Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID, Mauro Eduardo, e dos deputados da Casa.

veja também

nossas redes sociais