A candidatura de Dona Lucy, primeira-dama de Teresina

O PSDB quer ampliar o seu espaço parlamentar tanto no Piauí quanto em Brasília. A meta é fazer uma parceria com o PP

Por Pedro Alcântara
01/09/2017, às 00:35 - Atualizado em 01/09/2017, às 00:54

PSDB FAZ ENGENHARIA POLITICA

O PSDB do Piauí deverá promover no próximo ano uma verdadeira obra de engenharia política, a fim de ampliar o seu espaço parlamentar, tanto no Piauí, como em Brasília. O partido quer resgatar sua cadeira na Câmara Federal. Os tucanos já elegeram dois deputados federais, que acabaram migrando para outras siglas. Primeiro foi B.Sá, depois, Átila Lira. A meta agora, é fazer uma parceria com o PP para eleger a 1ª dama Lucy Silveira, esposa do prefeito Firmino Filho, para a Assembleia Legislativa, cargo que seu marido já ocupou e tem um sobrinho atualmente. As tratativas visam convencer um Deputado Estadual a disputar uma vaga de federal.  É aí que começa a engenharia.

Dona Lucy Silveira, primeira-dama de Teresina

QUEM É ELE

O nome que os tucanos pretendem mandar para Brasília é Luciano Nunes, cuja reeleição é praticamente garantida. Se topar e for eleito, ele terá a garantia do partido de ser o próximo candidato da sigla a prefeitura de Teresina.

FIRMINO PAULO

E como fica a situação do deputado Firmino Paulo (PSDB) se Lucy sair para estadual? Sobrinho do prefeito, ele ganharia alguns colégios eleitorais de Luciano Nunes com quem  faria dobradinha para federal.

MARCUS SENADOR

Circulam nas redes sociais e nos bastidores da política local rumores de que o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho deverá disputar uma cadeira de Senador ou de Governador de Brasília. O partido inclusive, já está definido: PODEMOS de Álvaro Dias.

Marcus Vinicius Furtado Coelho

DOBRADINHA NACIONAL

É por isso, que os advogados Sigifroi Moreno e Norberto Campelo vão se filiar ao PODEMOS e disputar cargos majoritários aqui no Piauí. Um sai Senador e o outro Governador, para dar palanque a Álvaro Dias no Estado.

BANHO MARIA

O título de cidadão teresinense para ao prefeito de São Paulo, João Dória está em banho Maria. Só vai entrar em pauta depois que Lula for embora. A informação é do autor do projeto, vereador Luiz André (PSL). “Não tenho pressa”, disse ele.

MONÇÃO NO BANCO DOS RÉUS

O ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção, sentou literalmente no banco dos réus nesta quinta-feira (31/08), em Teresina. Ele foi julgado pelo Tribunal Popular do Júri. presidido pelo juiz Francisco de Jesus Noleto. Motivo: tentativa de homicídio contra o vereador Sady França em 02.01.2002.

MOTIVAÇÃO

O vereador que é filho do ex-prefeito Anastácio França dava uma entrevista criticando a gestão de Monção. Foram dois tiros, mas nenhum pegou no vereador. O processo foi desaforado para Teresina a pedido do Ministério Público.

MONÇÃO NEGA

No seu depoimento o ex-prefeito negou que tenha sido ele ao autor dos disparos. O advogado Nazareno Thé, que defende Monção, disse que o verdadeiro autor é um indivíduo conhecido por “Zé do Pela Gato” que inclusive assumiu a autoria do crime.

ACUSAÇÃO

Para o promotor, João Malato, a história é  outra. “O Pela Gato assumiu para livrar o seu chefe Monção do crime. As testemunhas provam isso”. Mas a própria vítima disse ao juiz que não sabe quem atirou.

AMNÉSIA

Durante os interrogatórios, uma testemunha roubou a cena e provocou risos no júri, ao dizer para o juiz, que sofrera uma acidente automobilístico anos depois do fato e que agora não se lembra de nada.

OLHA AÍ!

O governador Wellington Dias precisa arregalar os olhos e aguçar a audição. Tem fogo amigo dentro do 1º escalão do seu Governo. Uma briga de egos inflamados que pode prejudicar sua reeleição. Há tempo para corrigir.

TÍTULO CONFIRMADO

Cabeça de juiz e bumbum de menino é imprevisível. Assim, o juiz federal Márcio Braga Magalhães diferentemente do seu colega da Bahia, indeferiu o pedido do “Vem Pra Rua” que tentava impedir a entrega do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula.

RETA FINAL

É grave o estado de saúde o ex-governador de Brasília, Joaquim Roriz. Ele está na UTI, passa por hemodiálise e já amputou a perna direita. Tudo pro complicações de diabetes  em alto grau. Roriz tem 80 anos.

REDUÇÃO

Agora não tem mais para quem apelar. O censo divulgado pelo IBGE tira do Piauí duas cadeiras de deputado federal em Brasília e seis na Assembleia Legislativa.  Somos o Estado que menos cresceu populacionalmente.

CAIU PRA CIMA

O deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), perdeu a CHESF mas ganhou a CODEVASF. É indicação dele o cargo de chefe de gabinete do presidente da CODEVASF. Trata-se  de seu primo, José Augusto Nunes, ex-vereador de Oeiras e ex-secretário do governo Wilson Martins.

Deputado Federal Rodrigo Martins (PSB-PI)

NOTAS & NÓTULAS

- Criaram mais uma CPI de mentirinha no Congresso. Agora para investigar a JBS. Onde já se viu o corrupto investigar o corruptor?

- O CEM virou um bazar? Tinha 172 televisores por lá. Como entraram e quem os levou?

- Ufa! Lá se foi agosto.

nossas redes sociais