Conheça a verdadeira história da Universidade do Delta

Dois personagens falam sobre assunto, o senador Álvaro Dias (PODEMOS-PR) e o autor do projeto, hoje prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SDD)

Por Pedro Alcântara
08/10/2017, às 21:49 - Atualizado em 09/10/2017, às 11:24

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba está prestes a ser instalada. Na última quarta-feira (04/10), a Comissão de Finanças da Câmara aprovou o projeto que vai consumir inicialmente R$ 1 por mês. O projeto tem como autor o então senador Mão Santa no ano de 2007. Mas existe uma longa história por trás de sua criação que deve ser contada para conhecimento de todos. Dois personagens falam sobre assunto, o senador Álvaro Dias (PODEMOS-PR) e o autor do projeto, hoje prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SDD).

PERSEGUIÇÃO

Diz Mão Santa que por ser ele o autor do projeto e sendo oposição ferrenha ao presidente Lula, este determinou que a Universidade não fosse instalada. 

“Nem mesmo depois que perdi o mandato Lula se sensibilizou para criar a Universidade”, diz o ex-senador.

Prefeito de Parnaíba, Mão Santa (SDD) / Foto: Portal GP1

O RELATOR

No Senado, o relator da matéria foi o senador Álvaro Dias que recentemente esteve em Teresina. 

“Meu parecer foi imediato e favorável pela a criação a Universidade, mas o presidente ignorou completamente”, disse o senador paranaense.

MOEDA DE TROCA

Com o impeachment da presidente Dilma, a Universidade do Delta virou moeda de troca. Votado em Parnaíba, o deputado Paes Landim (PTB) foi até a presidente e disse que contrariando seu partido, votaria contra o impeachment se ela autorizasse a Universidade.

CANETADA

Desesperada, Dilma não contou conversa, de uma canetada só autorizou a criação da Universidade, bem como a utilização de todos os equipamentos da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba, para instalação da Universidade do Delta.

NA CÂMARA

Após o aval de Dilma o projeto saiu do Senado e seguiu para Câmara, cujo relator é o deputado Benito Gama (PTB-BA). Na aprovação na Comissão de Fianças, ao menos três deputados votaram contra, um deles o ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin (PP-SC).

FORÇA

Ainda na Câmara, dois deputados da bancada piauiense tem se empenhado para a instalação da Universidade do Delta do Parnaíba: José Francisco Paes Landim (PTB-PI) e Júlio César de Carvalho Lima (PSD-PI).

ABRANGÊNCIA

A Universidade do Delta do Parnaíba vai cobrir três Estados: Piauí, Ceará e Maranhão. Ficará numa região privilegiada, a famosa e conhecida Rota das Emoções pegando Jericoacoara, Delta do Paranaíba e Lençóis Maranhenses, cobrindo 50 cidades.

1º VESTIBULAR

Se tudo correr como está programado, informam os deputados Paes Landim e Júlio César que o primeiro vestibular da Universidade do Delta será em 2018 via ENEM. No campus da Federal do Piauí em Parnaíba existem vários cursos, dentre eles, Medicina e Direito.

DENÚNCIA GRAVE

A  briga entre o prefeito Mão Santa e seu vice Samarone, em Parnaíba, sobrou para a filha do prefeito, a secretaria de Infraestrutura, Graça Moraes Souza. O vice-prefeito disse na TV Antena 10, que dona Graça é conhecida como “Gracinha 30%”, sugerindo corrupção.

INTERPELAÇÃO JUDICIAL

Sobre o assunto, a secretaria disse que não se manifestaria na TV. Como no direito, o ônus da prova cabe a quem acusa, Graça Moraes Souza vai interpelar judicialmente o vice-prefeito, a fim que ele prove o que disse. Caso contrário, responderá nas penas da lei.

Gracinha Moraes Souza, secretária de Infraestrutura de Parnaíba

ATRASADO

A propósito de Parnaíba, há informações de que os salários dos terceirizados e dos aposentados estão atrasados. Com a palavra, o prefeito Mão Santa.

DEVER DE OFÍCIO

O secretario de Segurança, Fábio Abreu deu sua versão sobre as ameaças do PCC. Disse que foi comunicar ao presidente da Câmara, porque é deputado federal. Mas dispensou seguranças. Ah, bom!

PORTO: AGORA VAI

Nesta terça-feira (10/10), o governador Wellington Dias discute com o presidente da FECOMÉRCIO, Valdeci Cavalcante, o projeto de construção de uma Marina e um Posto Pesqueiro no litoral do Piauí.

BALÃO

A boca miúda, comenta-se que, se João Vicente Claudino for o vice de Wellington Dias em 2018, Marcelo Castro (PMDB-PI) será o 2º senador da chapa governista. E o deputado Temístocles, para onde vai?

Ex-senador João Vicente Claudino

TEJE PRESO, TEJE SOLTO

Em Floriano, um homem foi preso após um assalto e solto em seguida, por não ter quem fizesse o flagrante. Em Agricolândia, outro foi liberado numa audiência e, na saída praticou um assalto.

BAIXA

O Ministério Público do Piauí sofreu uma grande baixa. A aposentadoria da Promotora Leida Diniz. Sua atuação marcante será sempre lembrada.

NOTAS & NÓTULAS

- Começa hoje e termina amanhã na sede da FIEPI, o I Encontro de ex-governadores do Piauí.  

- Como o destino é irônico. Preso por corrupção no Comitê Olímpico, o Sr. Carlos Arthur Nuzman está dormindo em colchão usado pelos atletas da Olimpíada.

- Deputado Mainha conseguiu com o ministro da Educação Mendonça Filho, R$ 2 milhões para o a sede do curso de Medicina em Picos.

- Diz a  secretaria Municipal de Assistência Social: Teresina tem hoje 200 moradores de rua.

nossas redes sociais