Brasil tem 79 milhões de processos sem julgamento

Esse número é assustador. Mas é importante lembrar que está aí processos, cível, criminal, trabalhista e até eleitoral

Por Pedro Alcântara
05/09/2017, às 21:55

Face aos três fatos que tomaram o noticiário nacional nesta terça-feira (05/09), passou batida, sem destaque na mídia, a informação extraída do relatório do Conselho Nacional de Justiça, segundo o qual, a Justiça brasileira tem 79 milhões de processos para julgar. Esse número assusta. Mas vale lembrar que está aí, todo tipo de processo, cível, criminal, trabalhista e até eleitoral. O país tem 228 milhões de habitantes. Tire aí, os inimputáveis: idosos de 80, interditados e menores. Na média, vai dar um processo para cada um dos habilitados. Convenhamos, é uma dívida social impagável. Essa estatística alcança do juiz de 1º grau até ministros dos tribunais superiores.  

Brasil tem 79 milhões de processos sem julgamento

SEM JULGAMENTO

Pior situação é de quem está preso há anos esperando julgamento. Se for pobre só sai em três situações: morto, pena cumprida ou fuga. Não é a toa que acontecem as rebeliões. O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo. São 662 mil presos. 60% sem julgamento.

O FEITIÇO E O FEITICEIRO

Pelo que foi  divulgado até aqui sobre os áudios entregues ao Ministério Público pelo delator Joesley Batista, o feitiço vai se virar contra o feiticeiro. Uma reviravolta espetacular na vida do denunciante que deverá perder os benefícios da delação. Adeus Paris, Miami, New York...

PCC NO PIAUÍ

O PCC está aqui. Efetivamente, é a primeira vez que a Polícia admite a existência de uma célula da Associação Criminosa “Primeiro Comando da Capital” no Estado do Piauí. Há muito que se fala no assunto, mas havia sempre a desculpa de que não tinha provas.

A PROVA

Pois agora apareceu. Presa na operação “Malum” em Piripiri, a traficante Joscivânia Menezes da Silva declarou aos investigadores que faze parte do grupo e informou que foi “batizada” por eles. O batismo no mundo do crime é o compromisso de ser fiel até a morte.

Operação “Malum"

TERROR NA RUAS

Recentemente, a Policia sufocou uma rebelião na Casa de custódia. Ato contínuo, uma onda de incêndios a  veículos aconteceu na cidade. Falou-se na possibilidade da ordem ter partido de dentro do presídio por membros do PCC. A Polícia negou. Agora é fato, dito de viva voz.

O FIO DA MEADA

O sumiço de uma arma no Fórum de Barras levou a prisão dessa célula do PCC. A arma surrupiada foi usada para matar o advogado Kelson Feitosa dia 13.06.2016 em Barras. Nesse crime o PCC não tem participação. Um Agente de Polícia furtou e repassou a bandidagem.

DENÚNCIA ANTIGA

Aqui neste espaço, divulgamos denuncia do Coordenador do Movimento Pela Paz na Periferia, o Jr. MP3. Ele disse que quem vende armas para os bandidos são os maus policiais. Deu até o local onde a negociata é feita em Teresina: praça da Bandeira.

LULA NÃO FOI DE CARRO

Que ônibus que nada, Lula foi para São Luiz do Maranhão de avião. E particular. Jatinho que pra variar, ele não sabe de quem é. Já a caravana com o ônibus adesivado seguiu viagem pela BR. Tal como aqui, lá a reunião foi in dor.

DECISÃO

Agora é real. O ex-ministro João Henrique Souza vice-presidente do PMDB do Piauí protocolou nesta segunda-feira (04/09) o pedido de convenção extra do partido, para decidir qual o destino a seguir. Se fica com o governador ou se toma outro caminho.

Ex-ministro João Henrique com o senador Elmano Férrer

PLANO B

Em privado, João Henrique admite sair do partido, caso a decisão seja ficar com o governador Wellington Dias. Ele deverá se  se filiar a uma sigla da base do seu amigo Michel Temer. Souza não desistirá se disputar o governo do Estado em 2018.

TEJE PRESO, TEJE, TEJE MORTO

O bandido morto durante um assalto no bairro Macaúba segundo-feira (04/09), tinha só 22  anos de idade, mas era um velho conhecido da Polícia. Várias passagens, condenado e diversas prisões por assaltos de especialista em “saidinha de banco”, diz o delegado Bareta da homicídios

A CARTA DOS GOVERNADORES

É justa a manifestação dos governadores contra a privatização de diversos órgãos públicos pelo governo Temer. Pena que somente agora esse movimento se formou. Lula e Dilma privatizaram mais que FHC e ninguém abriu o bico.

CICLOVIAS

A vereadora Teresa Brito (PV) aprovou projeto de lei que  determina a volta das ciclovias nas avenidas de Teresina. Com o projeto da mobilidade urbana em algumas artérias esse espaço desapareceu. Com a palavra a prefeitura.

NOTAS & NÓTULAS

- E o Nuzman, hein? Caladinho com R$ 1 bilhão no banco e R$ 450 mil em casa. Com 80 anos de idade, pra quê tanto dinheiro guardado?

- No Brasil, até defunto tem dinheiro na cueca. O indivíduo morto durante o assalto na Macaúba guardava o produto do furto na peça íntima.

nossas redes sociais