Desembargador piauiense tem 3.800 processos para julgar

Quem entra no gabinete do magistrado, decano do TJ, encontra processos no chão, nas mesas, nas prateleiras e até no banheiro

Por Pedro Alcântara
25/08/2017, às 00:01 - Atualizado em 25/08/2017, às 00:19

DESEMBARGADOR TEM 3.800 PROCESSOS PARA JULGAR

Decano do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, onde também já foi presidente, o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho inovou. O seu gabinete vai funcionar a partir de agora em dois expedientes. O primeiro, de 7h30m as 13h30m. O segundo, de 15h as 18h, com a sua presença. Tudo isso sem ônus para a corte. O gabinete do desembargador tem hoje 3.800 processos para julgamento. Quem entra no local encontra processos no chão, nas mesas, nas prateleiras e até no banheiro. Brandão disse a coluna que tomou a iniciativa, apenas para dar celeridade na prestação jurisdicional e, com isso, atender a demanda reprimida, pois, como decano recebeu processos de vários colegas que se aposentaram.

Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho

SÓ ELE

Mas o exemplo de Brandão não será seguido pela corte. A direção do TJ não vai exigir isso dos integrantes, embora, o TJ-PI seja um dos últimos no quesito produção. Recentemente, uma comissão do CNJ esteve aqui e constatou isso.

2º TURNO EM CASA

O desembargador José Ribamar Oliveira, outro decano que já foi vice e poderá ser o próximo presidente, declarou que elogia e reconhece o esforço do colega, mas ficará com o expediente  único. O 2º turno ele prefere trabalhar em casa.

DIREITOS HUMANOS 1

Uma denúncia de supostos maus tratos levou a Comissão de Direitos Humanos da ONG Comitê de Prevenção e Combate a Tortura, ao CEM – Centro Educacional Masculino, órgão do governo para menores infratores.

DIREITOS HUMANOS 2

Porém, até o fechamento desta coluna, nenhum órgão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana foi visitar o comerciante Francisco Barbosa, cujo comércio no Monte Castelo, foi incendiado num ato criminoso, cuja ordem, partido de dentro de um presídio de Teresina.

DIREITOS HUMANOS 3

Francisco Barbosa tem 70 anos, começou a vida vendendo cigarros. Depois, foi taxista e motorista da secretaria de Administração do Estrado, aderiu ao PDV e montou o seu próprio negócio. Viu tudo isso e acabar num incêndio criminoso. E os Direitos Humanos ó...

QUEM É ELA

A Polícia investiga fundo Fabiana Silva, a mulher que veio do Rio de Janeiro a pretexto de apresentar os filhos aos avós, mas acabou sendo presa, suspeita de comandar a onda de incêndios no inicio da semana em Teresina. Ela é mulher de um preso da Casa de Custódia.

SÓ 35 FORAM ELEITOS

Anote aí, dos 513 deputados federais em todo o Brasil, apenas 35 atingiram o quociente eleitoral, ou seja, a foram eleitos com seus próprios votos. O resto entrou na rabada da legenda puxada por alguém ou pelo conjunto da obra.

MP MUDA REGISTRO CIVIL

Tem a relatoria da senadora piauiense Regina Souza(PT), MP que altera o registro civil. A mudança consiste no fato de que os pais podem registrar os filhos na cidade onde moram, independente  do local de nascimento.

SUMIU

Citado na primeira lista da privatizações, o aeroporto de Petrônio Portela de Teresina, foi retirado da relação. A Comissão de privatização, chefiada pelo piauiense Wellington Moreira Franco, ministro do presidente Temer não explicou os motivos.

DR. PESSOA ACEITA JULIANA

“Para mim seria uma honra ter a deputada Juliana Moraes Souza como vice, caso fosse mesmo candidato a governador.” Palavras do deputado Dr. Pessoa(PSD) aos jornalistas na Assembleia nesta quinta-feira (24/08).

Deputado Estadual Dr. Pessoa (PSD)

JULIANA DIZ QUE O FUTURO...

“Eu não fui consultada, não sei de nada, não conversamos sobre isso. Mas para mim seria uma honra ser vice do Dr. Pessoa. Em política tudo pode acontecer, inclusive nada, porque o futuro a Deus pertence”, falou a  deputada a imprensa.

DIGA AÍ

Responda rápido sem pestanejar: porque será que o Supremo Tribunal Federal ao invés de julgar os réus da Lava Jato, faz é soltar os que estão condenados e presos?

EU, SUSPEITO?

Um delator concluiu sua delação sobre empréstimos consignados e denunciou o casal Gleise Hoffman e o maridão Paulo Bernardo. A relatoria no STF caiu para o Ministro Dias Tofolli. Seja sincero, você acha que ele vai declinar da relatoria, se julgar suspeito ou arquivar a delação?

RONALDINHO CANDIDATO

A convite do senador Romário, o jogador Ronaldinho Gaúcho filiou-se nesta quinta-feira (24/08) ao PODEMOS e deverá disputar uma cadeira de deputado federal ou senador já em 2018 pelo Distrito Federal.

Ronaldinho Gaúcho

NEGOU

Com maioria petista, a Assembleia Legislativa de Minas negou título de cidadania ao prefeito de  São Paulo, João Dória(PSDB).

NOTAS & NÓTULAS

- Se a reforma política  aprovar a Federação de partidos, o mapa da política local muda completamente.

- A OAB inaugurou na Central de Flagrantes,  a sala dos advogados que leva o nome do falecido Irineu Bezerra do Nascimento.

- O Dr. Irineu, foi o  fundador e 1º presidente da Associação Piauiense de Advogados Criminalistas. Justa homenagem.

nossas redes sociais