Eleição da cidade de Miguel Leão vira notícia nacional

O que despertou a atenção da mídia em todo o Brasil, foi exatamente a participação do ex-presidente Lula no pleito eleitoral

Por Pedro Alcântara
09/08/2017, às 00:25 - Atualizado em 09/08/2017, às 00:46

ELEIÇÃO DE MIGUEL LEÃO VIRA NOTICIA NACIONAL

A derrota do PT na eleição da cidade de Miguel Leão, a 100km de Teresina, virou notícia nacional. Não pelos concorrentes, o prefeito eleito Roberto Júnior (PP), muito menos pelo derrotado, o motorista do Tribunal de Justiça do Piauí, Jailson. O que despertou a atenção da mídia em todo o Brasil, foi exatamente a participação do ex-presidente Lula no pleito. O líder petista gravou um vídeo de 1 minuto, através do qual pediu votos para o “companheiro Jailson”.  O PT dava como certa a vitória do seu candidato, mas esqueceu de combinar com o povo do município que deu maioria ao adversário oposicionista Robertinho, que é neto do fundador da cidade, o ex-deputado Altamiro de Arêa Leão (falecido). Robertinho ganhou com 38 votos de maioria. A imprensa nacional colocou na conta de Lula o fracasso do PT.

Prefeito eleito de Miguel Leão, Robertinho

REPROVADO

O Jornal O ESTADO de São Paulo na sua versão online foi categórico: “Lula não passou no 1º teste após a condenação”. Na matéria, o jornal paulista cita que o ex-presidente foi derrotado no menor município do Piauí, cujo colégio eleitoral não chega a 1500 eleitores.

NACIONALIZOU

Para o colunista Ricardo Noblat, de O GLOBO, Lula nacionalizou a eleição, ao dizer no vídeo para os eleitores de Miguel Leão que  “O PT sabe governar o Brasil, o PT sabe governar o Piauí, o PT sabe governar Miguel Leão”. Com isso, ele chamou para si a responsabilidade do pleito.

AEROPORTO DE TERESINA SERÁ LEILOADO

A notícia foi divulgado nesta terça-feira (08/08) pelo Ministério dos Transportes, o aeroporto Ministro Petrônio Portela de Teresina, poderá ser leiloado. Ele figura na lista de 19 aeroportos que o governo federal vai leiloar, se possível, ainda este ano.

Aeroporto de Teresina

OUTRAS REGIÕES

O Ministro dos Transportes. deputado Maurício Quintela, informou aos jornalistas durante entrevista a imprensa, que os 19 aeroportos que serão leiloados estão encravados nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

DIA D

A reunião para discutir o assunto será dia 23 deste mês em Brasília. Quintela convocou para debater o edital do leilão, representantes dos ministérios da  Fazenda, Transportes e Planejamento.

DIVISÃO

O Ministro declarou que o leilão será em três blocos por regiões. No Nordeste os aeroporto de Teresina, Recife, São Luiz, Aracajú, João Pessoa, Juazeiro e Petrolina. No Centro-Oeste: Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garça, Sinop e Alta Floresta.

SUDESTE

É na região Sudeste que fica o bloco mais valioso da privatização. Nela estão os aeroportos Santos Dumont, Macaé, Jacarepaguá e Campo de Marte, todos no Rio. E mais, o de Vitória no Espírito Santo e do da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O ÔNUS E O BÔNUS

O governo colocará no edital, que quem vencer o leilão de um aeroporto superavitário, será obrigado a ficar também com o deficitário da mesma região. Citou o Nordeste: quem ficar com o de Recife (superavitário) ficará com o de João Pessoa, o mais deficitário da região.

ENQUADRAMENTO

A notícia de que o presidente do PMDB do Piauí, deputado Marcelo Castro, seria afastado do cargo realmente não procede. O que poderá acontecer, informa fonte de Brasília,  é um “enquadramento”, ou seja, o partido se alinhar com o palácio do Planalto. Ah, bom!

Deputado Federal Marcelo Castro (PMDB-PI)

JUSTIÇA DESPEJA JUSTIÇA

A Vara da Fazenda Pública em Teresina, vai mudar de endereço. Sairá da rua governador Tibério Nunes para outro local. Fonte da coluna informou que, o dono do imóvel promoveu uma Ação de Despejo por falta de pagamento do aluguel.

MAS, TEM OUTRA VERSÃO

A assessoria do TJ disse que é mentira, não há despejo.  A mudança vai acontecer porque não houve acordo na renovação do contrato de aluguel. Segundo a assessoria do TJ, o novo local é mais confortável tanto para funcionários, quanto para o público.

CONFERÊNCIA DOS ADVOGADOS

Começa nesta quarta- feira(09/08) e vai até sexta-feira (10/08), a Conferência Estadual dos Advogados do Piauí.  O tema deste ano é “A defesa do Direito de Defesa”. A abertura será com uma palestra do advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, ex-presidente da Ordem aqui e nacional.

NOTAS & NÓTULAS

- O deputado João de Deus (PT), disse a coluna que nunca viu tanto distribuição de dinheiro como na eleição de Miguel Leão. “Perdemos pela força do dinheiro”. De quem, deputado?

- O presidente Temer pediu ao STF a suspeição do Procurador Rodrigo Janot. Se cair para Gilmar Mendes, tchau Janot.

- O jogador Eduardo, do Altos, admite ser candidato a algum cargo ano que vem. Aguarda convite de algum partido. Haja pois, quem se habilite.

- Teve o dedo do prefeito de Pimenteiras, Vinicius do Ó, a vitória do novo prefeito de Miguel Leão.

nossas redes sociais