PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Eleitor quer mudanças mas deve reeleger a maioria do Congresso

De acordo com o DIAP, na Câmara, 90% dos parlamentares buscam a reeleição, enquanto no Senado 80% querem continuar no mandato

Por Wesslley Sales
22/09/2018, às 16:09

“O povo quer mudança”. Este tem sido o mote de campanha de vários candidatos em todo o país. No Piauí não é diferente. Mas, o recado das pesquisas até o momento mostra que o eleitorado está disposto a mudar pouco coisa. Vários parlamentares que buscam a reeleição, por exemplo, entre eles 23 senadores, lideram ou figuram entre os mais lembrados pelo eleitor.

Edison Lobão (MDB), que lidera corrida ao Senado no Maranhão com 27%. Já o Presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB) está com 37%, o segundo mais lembrado para o Senado pelo eleitor cearense. Renan Calheiros (MDB) busca reeleição na liderança em Alagoas com 33%.

Já o mineiro Aécio Neves, que chegou a querer disputar a Presidência da República, resolver trocar a reeleição pelo Senado Federal por vaga na Câmara Federal, mesmo assim, é um dos líderes nas pesquisas com 15%. 

De acordo com estudo do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), na Câmara, 90% dos parlamentares buscam a reeleição, enquanto no Senado 80% querem continuar no mandato. Eles devem ser beneficiados com a redução do tempo de campanha e do horário eleitoral, além do novo fundo eleitoral de financiamento. Como se pode ver o grito rouco das ruas por mudanças até o momento não chegaria às urnas. Principalmente nas redes sociais ouve-se o barulho de uma pequena parcela do eleitorado que na prática não se repete nas pesquisas. A seguir esta tendência a renovação deve ficar abaixo do pleito de 2014, que chegou a 43,7%.

Congresso Nacional / Foto: Portal da Indústria

Referência: Pesquisa IBOPE realizada em Agosto

nossas redes sociais