Estado ainda não tem dinheiro para pagar o 13º salário

A informação partiu do Superintendente do Tesouro Estadual Emílio Júnior em entrevista ao Portal de Notícias UOL edição deste domingo (05/11)

Por Pedro Alcântara
05/11/2017, às 21:15 - Atualizado em 05/11/2017, às 23:07

Faltando pouco mais de um mês para o pagamento do 13º salário, o Piauí entrou na lista dos Estados que poderão atrasar ou não pagar o 13º salário este ano. A secretaria da Fazenda  ainda não dispõe de recursos financeiros para liquidar essa dívida e nem sabe como fazer para arrecadar. A informação partiu do Superintendente do Tesouro Estadual Emílio Júnior em entrevista ao Portal de Notícias UOL edição deste domingo (05/11). “Estamos pagando só as despesas essenciais para cumprir o prazo”. O Piauí tem 99 mil servidores que consomem por mês R$ 365 milhões. Metade do 13º  é pago no aniversario, cerca de R$ 180 milhões informou Júnior.

Emílio Júnior

NÃO PAGARÃO

Enquanto o Piauí apenas admite dificuldades para pagar o 13º, os Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas e Rio Grand do Sul já declararam que não pagarão, pois não tem dinheiro.

PM TEM 43 REPROVADOS NO PSICOTÉCNICO

A Polícia Militar do Piauí possui em seus quadros desde soldados a oficiais, 43 pessoas que foram reprovadas no exame psicotécnico. Todos por decisão judicial. A informação é do Comando da instituição, coronel Carlos Augusto.

RECURSOS

Segundo o coronel, o Estado recorre, mas o interessado vai até as últimas instâncias e as vezes, o julgamento final leva anos sem que a pessoa seja afastada. É o caso do capitão Alisson que matou a namorada Camila com um tiro no rosto.

Comandante da PM-PI, Cel. Carlos Augusto

QUEM CONTROLA

Quando se tratar de exame psicotécnico o assunto é privativo do Conselho Regional de Psicologia e o órgão que controla é a Polícia Federal. Informa o presidente do Conselho Dr. Moita que são 12 Psicólogos credenciados para a elaboração do questionário para concurso.

REVISÃO

O presidente defende que antes de conceder uma liminar autorizando um reprovado seguir no concurso, o juiz deveria se socorrer do Conselho para análise do teste aplicado, bem como uma avaliação do concursado reprovado.

PARCERIA

A propósito, o presidente do Conselho de Psicologia anunciou uma parceria com o Tribunal de Justiça para esse fim. Haverá uma Câmara Especializada especificamente para tarar desse assunto toda vez que a corte for provocada.

APOIO

O Comandante da PM, coronel Carlos Augusto disse que apoia a manifestação marcada para o dia 8 em frente a sede do Comando Geral relativa a violência contra as mulheres. “Não só apoio como vou dá total cobertura, inclusive liberar a praça do comando e o sistema de som”.

PROGRESSISTAS DECIDE SEU FUTURO

Nesta 2ª feira, os Progressistas do Piauí estarão  reunidos para decidir como ficará a sigla no governo do PT do Piauí, considerando os fatos da semana passada,  na votação do Refis e do aumento do ICMS.

Senador Ciro Nogueira (PROGRESSISTAS-PI)

EXPULSÃO, HUMILHAÇÃO E COVARDIA

Na ocasião, o PP se recusou a votar a favor do governo. Em represália, o presidente da sigla, deputado Júlio Arcoverde foi expulso da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa. Ele disse aos jornalistas que foi uma covardia e que se sentiu humilhado.

ARTICULAÇÃO 1

O PROGRESSISTAS insiste que falta ao governador Wellington Dias um articulador político junto aos deputados e até cita o nome do ex-deputado Osmar Jr.  Quem deveria fazer essa ponte seria o secretario de governo, deputado Merlong Solano, mas ele não transita bem na Assembleia.

ARTICULAÇÃO 2

No dia da votação, o governo mandou para a Assembleia, o secretario de Articulação do Karnak, Pedro Calixto que é um líder sindical desconhecido dos deputados.  Na hora do voto, ele estava do lado de fora, conversando com os Militares do Corpo da  Guarda.

SEM CONSTRANGIMENTO

Suplente no exercício do mandato e afastado do plenário no dia da votação do Refis e do aumento dos impostos, o deputado Mauro Tepety disse que não sentiu constrangido. “É um ato normal e faz parte do regime democrático”. Ah, bom!

LÁ & CÁ

Na Arábia Saudita o rei Salm Bin Abdu Aziz nomeou no sábado(4), um Comitê anticorrupção. Neste domingo, 5, já foram presos 11 príncipes, quatro ministros e dezenas de ex-ministros, inclusive o da Fazenda. No Brasil, o presidente da República é denunciado chefe da gangue.

DANOS MORAIS

O escritor, jornalista e ex-vereador de Teresina, Herculano Moraes tomou um susto ao conferir seu saldo bancário. A conta estava bloqueada. Na conferência com o gerente, descobriu um erro. Era para bloquear a conta de Herculano Negreiros,  ex-prefeito de São Raimundo Nonato.

NOTAS & NÓTULAS

- E o River, hein? Pegou uma chance de chegar a série D de 2018 e deixou escorregar literalmente, pelos pés, foi lavado pelo 4 de Julho em pleno Albertão por 4 x 0.

- Alguém aí sabe dizer que fim levou o Memorial Petrônio Portela que havia na Assembleia Legislativa do Estado?

nossas redes sociais