A novidade na reforma eleitoral é a dupla votação

A reforma eleitoral aprovada na Comissão Especial da Câmara, exumou um instituto sepultado pela ditadura nos anos 60

Por Pedro Alcântara
16/08/2017, às 03:29 - Atualizado em 16/08/2017, às 03:49

A NOVIDADE NA REFORMA ELEITORAL: DUPLA VOTAÇÃO

A reforma eleitoral aprovada nesta terça- feira (15/08), na Comissão Especial da Câmara, exumou um instituto sepultado pela ditadura nos anos 60. Saiu das cinzas, como Fênix, a “dupla votação”. Um candidato poderá disputar dois cargos na mesma eleição, sendo um majoritário e outro proporcional. Isso não é novidade. Depois que deixou a Presidência da República, o médico Juscelino Kubitschek disputou a eleição de 1962, sendo eleito Senador por três Estados e Deputado Federal em outros três. Ainda na reforma, os deputados rejeitaram a proposta de acabar com a figura do suplente de Senador e ficou mantido o quadro atual de dois suplentes, inclusive, podendo colocar parentes ou o financiador da campanha.

DUPLA VOTAÇÃO

No caso da votação dupla na mesma eleição, vale lembrar que, aqui no Piauí, em 1962, ao término do seu mandato, o governador Chagas Rodrigues disputou dois cargos – Senador e Deputado Federal. Perdeu para o Senado e se elegeu federal. Depois, foi cassado pela ditadura.

TERESINA, 165 ANOS

O dia de hoje, marca a mudança da capital do Piauí de Oeiras para Teresina, porque foi nesta data, em 1952, que o palácio Real, recebeu a carta do  governador Antônio Saraiva, comunicando a transferência. Mas a mudança já havia acontecido.

1º FATOR

A mudança da capital para Teresina, foi o 1º grande fator de desenvolvimento do Estado do  Piauí. O 2º foi a construção da Hidroelétrica de Boa Esperança e  o 3º a Universidade Federal do Piauí.

EMPRÉSTIMO

O governo estadual recebeu da Caixa Econômica Federal, a 1ª parcela do empréstimo de R$ 600 milhões. Foram depositados na conta única, R$ 307 milhões. A informação foi confirmada pelo secretário do planejamento, Antônio Neto.

João Neto, Secretário de Planejamento

APLICAÇÃO

Antônio Neto informou que, a verba será aplicada na conclusão das obras do rodoanel, centro de convenções, duplicação das BR's, calçamento e urbanização de algumas cidades.

E O RESTO?

O restante do dinheiro só será liberado depois que o Estado aplicar pelo menos 80% da parcela depositada e prestar contas dessa aplicação, disse o secretário.

CHESF TIRA OS TOP DE LINHA

A CHESF está tirando de Teresina o que tem de melhor na sua equipe operacional. São técnicos e engenheiros que fazem a manutenção das estações de Teresina e de algumas cidades do interior.

PARA ONDE VÃO?

Ao todo são 24 pessoas, consideradas top de linha em termos de conhecimento. Todo devem ir para Fortaleza. Quem não aceitar deve pedir para sair. Está em curso um PDV. Dentro da empresa. Muitos já adeririam.

UM TÍTULO PARA DÓRIA

João Dória, prefeito de São Paulo, é do PSDB. O prefeito de Teresina também. Aqui, o prefeito tem maioria na Câmara, mas a proposta do título de cidadania para Dória não foi aprovada pelos vereadores. Até a líder do prefeito, vereadora Graça Amorim  votou contra. Hum!

João Dória, Prefeito de São Paulo

COMO FOI

Votaram contra, dentre outros, Graça Amorim, Luiz Lobão e Dr. Lázaro. Major Paulo Roberto se ausentou na hora da votação. Todos são da base do prefeito. Será que o prefeito Firmino foi traído ou não sabia dessa votação?

MATÉRIA REQUENTADA

Lendo notícia no jornal sobre uma possível aliança sua com o governador Wellington Dias e o  ex-senador João Vicente Claudino não se conteve: “isso é matéria requentada. Por isso, não tem crédito”. Ah, bom!

SEGURANÇA

Deu no Estadão - o MST fará a escolta do ex-presidente Lula na sua peregrinação pelo Nordeste. Leitor da coluna pergunta: “ele precisa de escolta para andar pelo Nordeste onde é idolatrado, amado e querido?”.

Ex-presidente Lula

CUTUCADA

Setores da oposição estão cobrando do PT ou do Governador uma declaração sobre quem eles querem para vice, Temístocles Filho, alguém de Marcelo Castro ou ainda uma indicação de Kleber Eulálio.

COM BOLSONARO

O deputado Dr. Pessoa (PSD), ainda  não sabe qual partido vai se filiar para 2018. Mas já tem definido com quem vai caminhar na eleição: Jair Bolsonaro. Fala D.r: “ele é ficha limpa”.

EVOLUÇÃO

A Câmara Municipal de Teresina modernizou-se e estreou o seu painel eletrônico digital para votações. Além disso, as sessões agora são ao vivo pela internet. Na Assembleia, o presidente informou que a votação manual dá mais emoção.

AGORA SÃO 3

Subiu para três o número de Estados que estão parcelando o salário dos servidores. Além do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, agora tem também Brasília. O Piauí ainda está bem.

NOTAS & NÓTULAS

- Um novo projeto de cidadania para João Dória só poderá ser votado no próximo ano. É regimental.

- A Câmara Municipal aprovou audiência pública para discutir o problema da água na zona rural da cidade. Autor, vereador Dudú (PT).

nossas redes sociais