Será que o PMDB está com medo de João Henrique?

Os dirigentes querem que João Henrique consiga pelo menos 30% de assinaturas dos convencionais para a convenção ser aprovada

Por Pedro Alcântara
12/09/2017, às 23:52 - Atualizado em 13/09/2017, às 00:29

Na reunião preliminar, a Executiva do PMDB aprovou o pedido verbal do ex-ministro João Henrique Souza para a realização de uma convenção extra, dia 27 de janeiro, para decidir se o partido se coliga ou não com o governador Wellington Dias, em 2018. Protocolado o requerimento, os dirigentes peemedebistas querem agora que João Henrique consiga pelo menos 30% de assinaturas dos convencionais para que a convenção seja efetivamente aprovada. A exigência, justificam os mandatários do PMDB, está no regimento do partido. João Henrique tem dito em todas as entrevistas que há uma insatisfação da base e que, por isso, os convencionais se sentem abandonados pela direção partidária. É hora então de provar.

Ex-ministro João Henrique / FOTO: Cidade Verde

CASO DE VALENÇA É INÉDITO NO TRE

A cassação de toda a coligação que elegeu a prefeita de Valença Ceiça Dias (PTC) é um fato inédito na Justiça Eleitoral do Piauí. Foram cassados todos os vereadores e todos os suplentes, num total de 29 candidatos.

MOTIVAÇÃO

A cassação da chapa vencedora de Valença é um alerta para quem deseja fraudar eleição colocando “laranjas” para compor a chapa. Pessoas que se candidataram apenas para ficar livre do trabalho e ajudar alguém e que, na verdade, sequer votaram em si mesmas.

INELEGÍVEIS

Foram cassados e estão inelegíveis os seguintes vereadores: Benoni, Leandro Nogueira, Ariana Rosa, Fátima Couto, Estênio Romel e Nonatinho, este, presidente da Câmara Municipal. Eles estão impedidos de candidaturas por oito anos, pela Lei da Ficha limpa.

SÓ NO PIAUÍ

O Piauí é pródigo em fatos inusitados na política. Foi o 1º Estado do país a ter um governador cassado. A 1ª vereadora empossada com apenas 1 voto. Um vereador empossado com zero voto em Queimada Nova e um político que é suplente de dois Senadores.

A BOLA DA VEZ

Os advogados Luiz Francival e Wallysson, da coligação contrária a prefeita, querem agora a sua cassação e do vice. Alegam que eles foram beneficiados pelos votos da coligação cassada. Essa é uma matéria nova a ser discutida. Alegam que a chapa ficou contaminada. Será?

VETERINÁRIO NO PSF

O Ministério da Saúde editou Portaria incluindo no Programa Saúde da Família (PSF) a figura do Médico Veterinário. A inclusão atendeu pedido do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Os Veterinários provaram que 90% das doenças nos humanos vêm dos animais.

PSB DO PIAUÍ É CONTRA

Enquanto o PSB do Maranhão fechou questão por uma coligação com o PT, o do Piauí quer distância dos petistas. Há no PSB nacional duas correntes. Uma que deseja essa coligação outra que rejeita.

Deputado Estadual Rubem Martins (PSB) é contrário a coligação com o PT

CONTRA

A ala contra é liderada pelo vice-governador de São Paulo, Marcio França, que vai assumir o comando do Estado em janeiro quando Alckmin sair para ser candidato a presidente da República. O outro tem como líder o presidente do partido que não tem mandato.

QUEM VEM

Até o final  da 1ª quinzena de outubro estará em Teresina o presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força. Vem para conversar com os dirigentes da sigla e com o deputado Dr. Pessoa a quem fará o convite oficial para ser candidato a Governador.

CHAPA PURA

Se o deputado Pessoa aceitar, o Solidariedade terá chapa pura em 2018. Vai de Pessoa Governador, Adalgisa Moraes Souza vice e o vereador Major Paulo Roberto para Senador. Ainda sobram uma vaga de senador e quatro de suplentes para coligações.

CHAMEM O VALDECI

O Governador anunciou que que vai fazer uma PPP para ao Porto de Luiz Correia. Faz tempo, muito tempo, que o presidente da Federação do Comercio, advogado Valdeci Cavalcante, pede isso. Ele tem até a maquete pronta de uma Marina para o local.

Advogado Valdeci Cavalcante

O 2º DIA D DE LULA

Hoje é o 2º dia “D” de Lula. O 1º foi quando do depoimento sobre o triplex que lhe rendeu 9 anos de cadeia. Hoje, será o processo do sítio de Atibaia que Antônio Palocci confirmou ser mesmo do ex-presidente. Depois disso é só esperar 40 dias para receber a sentença.

DE VOLTA PRA CADEIA

A 8ª Turma do TRF 4, com sede em Porto Alegre, julga nesta 4ª feira, recurso do ex-ministro José Dirceu contra as condenações a ele aplicadas pelo juiz Sérgio Moro, no âmbito da Lava Jato. São 20 e 11 anos respectivamente. Se perde, Dirceu volta para a cadeia.

NOTAS & NÓTULAS

- Sem dinheiro as centrais sindicais ligadas ao PT não tem como bancar a companheirada para o depoimento de Lula, hoje, em Curitiba.

- A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, título de cidadão piauiense ao Comandante do 25 BC, coronel Nixon. Autor: deputado Themístocles.

- Certidão na Justiça estadual agora é on line.

nossas redes sociais