Teresina é campeã em acidentes de moto no Brasil

O perfil do acidentado é indivíduo jovem, estudante, pouca instrução, idade entre 15 a 25 anos, maioria do sexo masculino e 90% não usam o capacete

Por Pedro Alcântara
26/09/2017, às 21:11 - Atualizado em 27/09/2017, às 00:10

Teresina é a cidade brasileira que mais registra acidentes com motos. Os dados são do hospital de Urgência Zenon Rocha, o HUT. A informação foi passada  a coluna pelo ortopedista André Leal que atende os acidentados que chegam aquela casa de saúde diariamente. 

“A maior incidência é no final de semana. A partir da tarde de sexta-feira até a madrugada de domingo para segunda-feira, são  inúmeros casos”, disse Leal. 

Para o médico que faz parte da Sociedade Piauiense de Ortopedia, uma das saídas para esse grave problema de saúde pública, é colocar educação para o trânsito nas escolas a partir do ensino fundamental.Teresina é a cidade brasileira com maior número de motos do Brasil

PERFIL

De acordo com o Dr. André, o perfil do acidentado por moto é indivíduo jovem, estudante e com pouca instrução, com idade entre 15 a 25 anos. A maioria do sexo masculino e 90% não usam o capacete.  

DE VOLTA PARA A PRISÃO

Condenado em 2º grau, José Dirceu ainda terá de um a dois meses de liberdade, tempo suficiente para o julgamento do recurso que impetrará contra a condenação. Quando tudo acabar, o juiz Sérgio Moro deverá expedir o mandado de prisão.

MAS...

Nem tudo está perdido para José Dirceu. O Supremo Tribunal Federal vai reavaliar a decisão que manda prender condenados em 2º grau. A tendência é que essa medida seja revogada e todos que estão presos nessa condição ganhem liberdade.

VIOLÊNCIA 1

Após a ameaça dos moradores do conjunto Saci em transformar o residencial num condomínio fechado, a secretaria de Segurança decidiu colocar monitoramento eletrônico nas principais vias do residencial, informa Ascânio Sávio, líder Comunitário.

VIOLÊNCIA 2

Ao menos quatro vereadores do município de Cajueiro da Praia vieram correndo a Teresina nesta segunda-feira (25/09). Na pauta, um encontro com o secretario de Segurança, Fábio Abreu. Motivo: a cidade está infestada de ladrões. Até o Peixe-Boi, que havia na entrada da cidade, foi roubado.

A LUZ DO TÚNEL

Na Grécia antiga, Diógenes andava com uma lamparina acesa de dia. Perguntado, respondeu: “estou procurando um homem honesto por aqui”. Ele tinha a luz e não encontrava.  Já o Governador do Piauí disse a imprensa que procura a luz e não enxerga nada no final do túnel.

REPERCUSSÃO

Na Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Neiva (PSB), deu a senha para tirar o Estado do buraco em que se encontra. Fala deputado: “basta o governador reduzir a máquina em, pelo menos 50%”. Ah, bom”

FANTASIA

Por sua vez, o deputado Dr. Pessoa (PSD, da base do governo, disse que não acredita nessa história de que o Estado está sem caixa e que pode, inclusive, até atrasar salários. “Para mim, isso é marketing político.” Ah, tá!

SUSPENSÃO

Após conseguir suspender a cobrança da taxa do lixo, o vereador Dudú do PT quer agora, o mesmo tratamento para taxa de Licenciamento, Fiscalização e funcionamento, a TLFF. Diz o petista que nesse momento não há cenário para essa cobrança. E quando haverá, vereador?

Vereador de Teresina, Dudú (PT)

REGULAMENTAÇÃO DO UBER

O aplicativo UBER já passou pela Câmara e agora será votado no Senado. O relator é o senador Pedro Chaves (PSC-MS). Há um requerimento de urgência do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) que agilizou o andamento.

EXIGÊNCIAS

No projete de lei aprovado pela Câmara há a exigência dos veículos com aplicativos: cobrança dos tributos municipais, contratação de seguros de acidentes pessoais de passageiros e do DPVAT para o veículo. Inscrição do motorista como contribuinte individual do INSS.

E MAIS

O motorista deve ter carteira de habilitação “B” ou superior com informação de que exerce atividade remunerada. O motorista tem que ser cadastrado na empresa que gerencia o aplicativo. O certificado do veículo deve ser registrado no município ou área conturbada.

MUDANÇA

Depois de 40 anos, o ex-deputado Aldo Rebelo deixou de ser comunista enquanto filiado e passou a ser socialista de carteirinha. Filiou-se ao PSB nesta terça-feira (26/09). Como bom “camarada”, ele não disse os motivos da mudança.

Aldo Rebelo

SÓ NO PIAUÍ

Fortaleza, capital do Ceará, inaugura o voo internacional direto para Europa. Aqui, temos dois aeroportos internacionais e nunca tivemos um voo nem para a Bolívia.

NOTAS & NÓTULAS

- O que é isso, companheiro? Recibos com datas de 30 de junho e 30 de novembro? Essas datas não existem, seu Lula. É a mesma coisa de 30 de fevereiro.

- Maluf está caminho da cadeia. O problema agora, é se ele ficará em regime fechado ou semi-aberto. Aos 86 anos ele está condenado a 7 anos e meio de prisão pelo STF.

- Ciro Gomes (PDT), anda dizendo que se for eleito Presidente da República, em 2018, pela 1ª vez o PMDB será oposição. Du-vi-dê-ó-dó.

- Todos os novos candidatos a Senador só falam na tal 2ª vaga. E a 1ª já tem dono?

nossas redes sociais