Teresina está entre as 20 cidades que mais empregaram no Brasil

O ranking é liderado por Rio Largo (AL) com 3.747 contratos novos, seguida de Belo Horizonte com 3.377 novos postos, São Paulo 3.000, Maceió com 2.290 e Manaus na 5ª posição com 2.129

Por Pedro Alcântara
22/11/2017, às 02:19 - Atualizado em 22/11/2017, às 02:56

Os dados são do CAGEDE, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego e divulgados nesta 2ª feira, 20. Revelam que a cidade de Teresina está entre as 20 que mais empregaram em outubro deste ano, desde outubro de 2013. O ranking é liderado por Rio Largo (AL) com 3.747 contratos novos, seguida de Belo Horizonte com 3.377 novos postos, São Paulo 3.000, Maceió com 2.290 e Manaus na 5ª posição com 2.129. Teresina ficou na 15ª colocação com 1.152 novos empregos. Na 20ª está Fortaleza com 915 novas vagas de carteira assinada.

Teresina está entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram em outubro deste ano

FIRMINO RECOMPÕE SUA BASE NA CÂMARA

Uma semana após o tumultuado processo de reeleição do presidente da Câmara Municipal de Teresina, o prefeito Firmino Filho que saiu desgastado do processo, aos poucos vai conseguindo recompor sua base de apoio na casa.

RECOMPOSIÇÃO COMEÇA COM 5

Dos 17 vereadores que votaram, no presidente Jeová Alencar hoje mais próximo do presidente da Assembleia Legislativa do que do palácio da Cidade, ao menos cinco já retornaram ao convívio com o prefeito.

AMPLIAÇÃO

Mas Firmino Filho quer mais. Sua meta é conseguir 20 vereadores para ter a garantia dos seus projetos e evitar transtornos futuros. No inicio da gestão, o prefeito chegou a ter 23 dos 29 vereadores. Após a reeleição da Mesa da Câmara caiu para 12.

SEM CPI

Firmino precisa de 20 vereadores para ter a segurança de que não enfrentará nenhum tipo de processo parlamentar, incluindo aí uma CPI. Para formar uma CPI na Câmara de Teresina são necessários apenas 10 votos.

QUEM VOLTOU

Estão já acertados e de volta a base os vereadores Ítalo Barros (PTC), Teresa Brito (PV), Enzo Samuel (PC do B), Major Paulo Roberto (SDD) e Gustavo Gaioso (PTC). Há a informação de que, o prefeito não quer mais aliança com os vereadores Luiz André  e Joaquim do Arroz.

TENTAÇÃO

Comenta-se em bastidores que, é tentadora  a proposta do prefeito para seu vice Luzi Jr. Primeiro, uma secretaria. Depois, o cargo de prefeito e daqui a três anos, a reeleição com apoio total do PSDB. A se confirmar, é uma proposta praticamente irrecusável.

DIREITO DE RESPOSTA

De Valença, informa o Juiz de Direito Juscelino Neto que a liminar concedida ao capitão Allisson Watson em 2002 pelo seu colega José Willian Veloso (aposentado), foi apenas para  que ele participasse do curso de formação. Nada a ver com psicotécnico.

EXTINTA

Essa liminar nada tem a ver com o Psicotécnico. Ele foi extinta sem resolução do mérito, diz o magistrado, perdeu o objeto. OK.

MEIRELLES PRESIDENTE

Em evento na cidade de São Paulo nesta 3ª feira para empresários, o ministro da Fazenda foi tratado de “presidente”. O mercado sinaliza que pode dar apoio a uma eventual candidatura do chefe do cofre.

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

SAIA JUSTA

O deputado Temístocles pôs o prefeito Firmino numa saia justa. Disse que duvida que ele seja candidato a governador. “A chance é zero”. Foi uma provocação. Se Firmino sair, entrega a prefeitura a ele Temístocles através do vice Luiz Jr. Se ficar, confirma o que disse o deputado.

BATE

Em nota distribuída  a imprensa na 6ª, 17, a Executiva Nacional do PSC, informou que a saída do presidente da Executiva do Piauí, Tiago Vasconcelos deveu-se ao fato dele ter recebido cargos do governo do Estado e acertado apoio a reeleição de Wellington Dias.

REBATE

Por sua vez, nesta 2ª, Tiago deu o troco. “Quem está no governo é o atual presidente Walter Rebelo que além de cargos, tem até um irmão deputado da base governista, o que terá seu total apoio”. E ainda dizem que a campanha não começou.

SEM PAPAS

Quem viu a entrevista do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Temístocles Filho contra o prefeito Firmino Filho na TV se assustou. Ele não gaguejou e nem alterou a voz, mas disse tudo que tinha vontade. Até parece que tudo aquilo estava engasgado há  muitos anos.

Deputado Estadual Themístocles Filho (PMDB)

JOGO DE CENA

Há um mês o secretario de Fazenda, Rafael Fonteles percorreu as TVs para dizer que o Estado poderia atrasar a folha de pagamento. Vendo as entrevistas, o deputado Robert Rios (PDT) vaticinou: “É jogo de cena. Ele vai pagar e está fazendo média”.

VAI PAGAR

Nesta 3ª feira, novamente Fonteles voltou as TVs para dizer que, o governo conseguiu o equilíbrio fiscal e vai pagar no dia marcado não só o 13º, mas também as folhas de novembro e  dezembro. Menos mal, deputado.

NOTAS & NÓTULAS

- Ninguém se perde no caminho de volta. Assim, os três deputados do Rio estão outra vez na cadeia.

- O TRF da 4ª Região negou os recursos de José Dirceu. Ele pode voltar ainda hoje para cadeia.

nossas redes sociais