PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Firmino e Abreu são alvos preferidos da militância em Teresina

São agressões verbais e insinuações fortes. Enquanto isso, os verdadeiros protagonistas estão caladinhos, mas observando cada movimento

Por EDITORIA DE POLÍTICA
05/12/2019, às 11:00 - Atualizado em 06/12/2019, às 19:26

Foi do tempo em que os candidatos a cargos eletivos eram as grandes estrelas da disputa. Teresina mostra que a pré-campanha está a todo vapor com militantes defendendo seus grupos com faca nos dentes e língua afiada.

São agressões verbais e insinuações fortes. Enquanto isso, os verdadeiros protagonistas estão caladinhos, mas observando cada movimento. Neste momento, passam à margem da guerrilha de palavras e palavrões em redes sociais, mas estão atentos aos movimentos feitos pelos peões no tabuleiro.

As manobras de ataque e defesa atualmente giram em torno do Prefeito Firmino Filho (PSDB), que só anuncia seu “escolhido” em fevereiro ou março. Além dele, outra vítima do confronto é o Secretário de Segurança, Fábio Abreu (PL), que tem fortes defensores e críticos bem orientados.

Parte desse chumbo trocado vem diretamente de algumas lideranças comunitárias nos bairros de Teresina, alguns sonhando em ter apoio para chegar a Câmara Municipal. Neste jogo, que não é novo, ficam as comunidades como massa de manobra eleitoral que, de fato, beneficia a poucos.

Firmino Filho e Fábio Abreu / Fotos: Portal GP1


PASSANDO A RÉGUA

ÊÊÊPA

Quem deu o grito ao melhor estilo Jorge Lafond, imortal personagem do programa humorístico A Praça é Nossa, foi o vereador Deolindo Moura, do PT. Segundo o parlamentar, a chapa de vereadores do partido para as eleições do próximo ano será pura. Só vai concorrer quem for petista roxo, quer dizer vermelho.

MAS...

O detalhe é que o vereador está morrendo de medo da chegada de outros políticos para o partido, a reeleição dele está na reta, se não rodar a baiana quem roda é ele. Como diria o personagem Vera Verão nesta situação. “Petista não, eu sou quase uma estrela vermelha”.

O HOMEM DOS PALÁCIOS

A fala de Deolindo Moura tem dois endereços diretos, Caio Bucar e Joaquim do Arroz. Os dois buscam uma legenda, Caio Bucar é visto toda segunda e sexta no Palácio de Karnak, o vereador sai de lá diretinho para o outro Palácio, o da Cidade. Essa via de mão dupla não é vista com bons olhos pelos petistas. Já Joaquim do Arroz tem vários projetos em parceria com o governo do estado e rompeu com o Palácio da Cidade há quase dois anos, o caminho é menos difícil.

TEM O PURO-SANGUE

Além de Deolindo outros petistas “puro sangue” estão de olho nas suas próprias eleições, um deles é o presidente do PT em Teresina, o deputado Magalhães que quer eleger o filho vereador a qualquer custo.

CARTÃO VERMELHO?

Apesar de publicamente o Partido dos Trabalhadores não admitir, a legenda já discute internamente o caso do prefeito de Bertolínia Luciano Fonseca. Filiado ao PT o gestor foi preso na última terça-feira (03/12) junto com a esposa, os pais e outros parentes, a família quase toda. O GAECO investiga o petista por desvios de dinheiro público da gestão do município.

PONTO E CONTRAPONTO

Em conversa informal com um petista de alta constelação ele demonstrou estranheza com a vultuosa quantia bloqueada, R$ 3,3 milhões de reais. Segundo o petista, em um município com Bertolínia levantar toda essa grana é difícil. Tem mais coisa aí.

DE JK A BOLSONARO

Perguntar não ofende. A Coluna Passando Régua pediu ao ex-governador Hugo Napoleão para traçar um paralelo entre o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek.

POLITICAMENTO CORRETO

O questionamento arrancou alguns risos contidos no meio das personalidades que acompanhavam a solenidade de lançamento do livro de Napoleão. O ex-governador foi comedido e se limitou a dizer que a democracia ainda existe.

NADA CONTRA

Houve manifestação na Câmara Municipal de Teresina uma manifestação contra a forma como cachorros foram recolhidos em Teresina pelo Centro de Controle de Zoonoses. Pediram até o afastamento de Oriana Bezerra.

AGORA…

Já a caixa das revoltas foi aberta é importante que ocorram manifestações sobre outras questões importantes que afetam diretamente a vida da população. Caso contrário, vão ficar pensando que…

SEM PLANEJAMENTO

A chuva de ontem que caiu em Florino foi mais uma demonstração de que uma das mais importantes cidades do Piauí não tem administradores preocupados com um plano de escoamento da água das chuvas.

QUESTÃO DE PRIORIDADE

O prefeito Joel Rodrigues, que já administrou a cidade e é o atual prefeito tem a obrigação de cuidar desse problema. Que tal usar o dinheiro da decoração natalina e de outras ações menos importantes para cuidar do que realmente interessa?

AD AETERNUM

O deputado estadual Gustavo Neiva quer promover audiências públicas para discutir as adequações que deverão ser feitas na Previdência do Piauí. O PT, como ele disse, foi contra, mas agora, depois de aprovada, não tem mais jeito. As audiências são necessárias, o que não dá é demorar mais do que o Congresso Nacional para aprovação.


FOTO DO DIA

Será que o assunto é eleição?


FALA, PEDRO

nossas redes sociais