PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Mais do que o salário Conselho Tutelar atrai pela política eleitoral

Se por um lado o salário de R$ 2.271,24 atrai, por outro, a capilaridade política para partidos e políticos não passa despercebido

Por EDITORIA DE POLÍTICA
08/10/2019, às 09:00 - Atualizado em 10/10/2019, às 04:13

Quem acompanhou as eleições para Conselheiros Tutelares no Piauí percebeu uma grande semelhança, guardadas devidas proporções, com o pleito tradicional para o executivo e legislativo. Santinhos, boca de urna e pedidos de votos nas redes sociais. E esta similaridade não fica apenas nisso, os políticos também entram em campo através de usas assessorias e gabinetes.

Assim como acontece em eleições para Presidência de associações e sindicatos, políticos como vereadores e deputados botam seus gabinetes à disposição para eleger seus representantes. Tudo isso casado com a eleição 2020 para eleger novos representantes para Câmaras ou renovar mandatos. Claro, que há ainda o viés para o pleito de 2022, tudo casado e sem cerimônia.

Neste domingo (06/10) em Teresina foram 98 candidatos sendo eleitos 25 novos Conselheiros titulares e 25 suplentes para o quadriênio 2020-2024. Se por um lado o salário de R$ 2.271,24 atrai, por outro, a capilaridade política para partidos e políticos não passa despercebido, como pudemos observar em áudios recebidos onde a comemoração pela vitória na capital piauiense abre caminho para a eleição do próximo ano.

Vereadores de Teresina participaram ativamente da eleição dos conselheiros tutelares / Foto: Portal GP1


PASSANDO A RÉGUA

DE OLHO EM 2020

Os vereadores Jeová Alencar e Samuel Silveira foram os "campeões" de votos na eleição de Conselheiros Tutelares de Teresina. Juntos, eles elegeram os seis mais votados no último domingo. Boa parte dos conselheiros teve apoio direto de vereadores.

PASSO A PASSO

O deputado Dr. Hélio mantém firme a candidatura a prefeito de Parnaíba. O secretário de Saúde, Florentino Neto, já disse que não vai concorrer para prefeito. Falta agora o ex-deputado Zé Hamilton que não anda muito disposto a entrar no pleito eleitoral do ano que vem. Dr. Hélio está tentando costurar um arco de alianças para o ano que vem e para isso tem mantido, calmamente, diálogos com prováveis aliados.

APOIO DE PESO

Por falar em Parnaíba, Dr. Hélio já teve uma conversa com o governador Wellington Dias sobre a eleição no segundo maior colégio eleitoral do Piauí. Foi apenas a primeira. O parlamentar busca o apoio do chefe do executivo estadual que seria fundamental para vencer a eleição.

PIAUÍ EM ALTA

No último domingo (06/10) houve a eleição nacional do MDB. Além do senador Marcelo Castro, eleito tesoureiro nacional, foram eleitos para outros cargos o deputado Federal Marcos Aurélio, os deputado estaduais, Themístocles Filho e Henrique Pires, além do ex-ministro João Henrique.

POR FALAR EM THEMÍSTOCLES...

Continua circulando o boato em torno da provável candidatura de Marcelo Castro à prefeitura de Teresina. O vereador Luiz Lobão disse que só desiste no caso do senador piauense conformar a candidatura. Por enquanto, tudo apenas no campo da especulação. Dr. Pessoa continua sendo o pré-candidato do partido.


FOTO DO DIA

Presidente da APPM, Jonas Moura e o deputado Georgiano Neto

nossas redes sociais