PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Colheita da laranja em São Paulo atrai piauienses

Atualmente mais de mil pessoas dos oito municípios da região de Jaicós deixam suas casas para uma temporada que chega a oito meses

Por Wesslley Sales
07/05/2018, às 11:05 - Atualizado em 10/05/2018, às 23:05

O movimento migratório de piauienses fortalece a economia em diversas cidades da região Sul do Estado. Desde o início do ano 2000 o destino de boa parte deste contingente é o município de Matão-SP, onde a colheita da laranja atrai até mesmo quem nunca trabalhou no roçado.

Welton João de Oliveira

Atualmente mais de mil pessoas dos oito municípios da região de Jaicós deixam suas casas para uma temporada que chega a oito meses. Depois de um forte período de estiagem e sem trabalho em suas cidades, veem na colheita da laranja em São Paulo a saída para garantir renda e adquirir bens, como é o caso do jaicoense Welton João de Oliveira, 28 anos, que agora desfila nas ruas em seu novo carro.

“A gente começa a viajar em maio e até fevereiro do ano seguinte a gente retorna. Com a colheita da laranja chego a tirar R$ 1.500 a R$ 1.800 por mês. O ganho lá é por produção, quanto mais colhe, mais ganha. Economizando, um pouco, a gente consegue mandar dinheiro para família e até comprar um carro”, explicou.

nossas redes sociais