Governo anuncia controle de surto de malária em Joca Marques-PI

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade não apresentou mais nenhum caso de malária

Por Tarcio Cruz
13/06/2019, às 17:05

A Secretaria de Estado da Saúde controlou os casos de malária que foram notificados na cidade de Joca Marques, região Norte do Piauí. Dos 40 casos suspeitos, apenas seis foram confirmados.

“No momento em que fomos alertados sobre esses casos de malária, determinamos o envio de uma força-tarefa para o município a fim de orientar a população e tratar aqueles que pudessem ter se contaminado”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Além da equipe multiprofissional, a Secretaria de Saúde do Piauí também disponibilizou o carro fumacê. 

“Numa segunda etapa, vamos trabalhar com uma dedetização intradomiciliar e, com isso, vamos imunizar a região”, antecipa o superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi, Alderico Tavares. Ele acrescenta que um dos casos foi diagnosticado em um trabalhador que havia viajado para o estado do Pará. “Sabemos que em algumas localidades daquela região há uma endemia dessa doença. Essa pessoa viajou para lá a trabalho”, descreve Tavares.

Desde a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde, que começou há uma semana, a cidade de Joca Marques não apresentou mais nenhum caso de malária. 

“Registramos 40 casos suspeitos e desses apenas seis foram confirmados. Podemos confirmar que está contido o surto na região”, disse o superintende.

Dos 40 casos suspeitos, apenas seis foram confirmados

nossas redes sociais