Prefeitura apresenta plano para melhorar infraestrutura de Teresina

O Novo Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial tramita na Câmara Municipal de Teresina e deve ser votado até o fim do ano

Por Redação
16/10/2019, às 11:00

O Prefeito Firmino Filho apresentou, no Palácio da Cidade, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial (PDOT) de Teresina. O projeto buscará desenvolver áreas centrais da cidade para aperfeiçoar a infraestrutura oferecida pelo poder público municipal aos moradores. 

De acordo com o PDOT a Prefeitura incentivará o avanço econômico e habitacional de bairros mais próximos aos grandes centros da cidade, facilitando o acesso aos serviços básicos. Firmino explicou o projeto e destacou que o maior desafio será desenvolver a mobilidade urbana no município. 

“O Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial traz uma nova filosofia de urbanização da cidade, a filosofia anterior era uma visão mais funcionalista, cada local da cidade tinha uma especialidade e servia para determinado tipo de atividade. Agora estamos abrindo as potencialidades da cidade, tanto econômica como moradia, o uso misto vai ser estimulado. Vamos buscar evitar essa expansão do perímetro urbano, uma cidade mais adensada fica mais barata de ser mantida e também faz com que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. Vamos incentivar a ocupação de áreas que já tenham infraestrutura, principalmente estrutura de transporte já que a mobilidade passa a ser um grande desafio para esse século 21”, disse o prefeito.

Já o Secretário Municipal de Planejamento, José João Magalhães, esclareceu que o novo PDOT tornará a cidade mais cômodo, com acesso a todos os serviços mais próximos da residência. 

“A nossa cidade é muito espalhada, cresceu e espalhou, temos a menor densidade das capitais do nordeste. A ideia é tornar a cidade mais compacta e mais cômoda com tudo que se precisa próximo de casa. O Perímetro Urbano de Teresina foi congelado e todos processos de loteamento e construção deve estar dentro do perímetro urbano, para que a cidade cresça dentro da mesma área. Vamos incentivar para que dentro de 400 metros dos principais corredores se tenha uma ocupação com acesso a infraestrutura melhor”, finalizou o gestor.

O Novo Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial (PDOT) tramita na Câmara Municipal de Teresina e deve ser pautado para votação até o fim do ano, após aprovação a matéria deverá ser sancionada pelo Prefeito e em 180 dias será colocado em execução.

Prefeito Firmino Filho

nossas redes sociais