Mais 14 pacientes com COVID-19, de Manaus, chegam a Teresina

Fora usadas 10 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, três de suporte intermediário e cinco de suporte básico

25 de janeiro de 2021, às 11:30 | Cobertura Coronavírus

Desembarcaram na madrugada desta segunda-feira (25/01), 14 novos pacientes vindos de Manaus com COVID-19, no Aeroporto Petrônio Portella.  As equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Teresina, com ajuda do SAMU Estadual, receberam os pacientes e os encaminharam para a o HU (Hospital Universitário). São 3 mulheres e 11 homens com idades entre 31 e 70 anos.

Na operação de recebimento dos pacientes, estiveram envolvidas 10 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, três de suporte intermediário e cinco de suporte básico. 

“Nossa responsabilidade foi organizar toda a logística de recebimento dos pacientes. Ambulâncias, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. Fizemos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, disse Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Esta é a segunda vez que Teresina recebe pacientes de Manaus, que vive um colapso na saúde pública por desabastecimento de oxigênio nos hospitais. A cidade de Manaus já registra, em janeiro, um número recorde de internações pela COVID-19 desde o início da pandemia. Além disso, a capital do Amazonas vive uma crise devido ao desabastecimento de oxigênio.

Transporte dos pacientes

VEJA, IMPORTANTE PARA VOCÊ

Vacinas de Oxford vão imunizar 24 mil pessoas em todo o Piauí