PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Em Teresina, tempo seco exige alguns cuidados com a saúde

Para reduzir as consequências do clima seco, é importante a utilização do protetor solar, ingestão de líquidos, além de hidratar a pele

Por Redação
21/07/2018, às 16:07 - Atualizado em 21/07/2018, às 04:07

O período mais seco do ano chegou em Teresina. De acordo com especialistas, o tempo seco pode provocar diversas reações no corpo, como irritação nos olhos, nariz e garganta seca, mal-estar e pele ressecada. 

Para o otorrinolaringologista, Dr. Erick Barros, a baixa umidade afeta as mucosas dos olhos, da boca e do nariz, que ficam ressecadas, favorecendo a atuação de agentes externos, como vírus e bactérias. 

“O tempo seco prejudica a saúde porque existem níveis mínimos de umidade relativa do ar, onde abaixo de 30% já é considerado nível crítico, ocasionando efeitos na saúde”, explica. 

Para reduzir as consequências do clima seco, o Dr. Erick Barros ressalta a utilização do protetor solar, ingestão de líquidos, além de hidratar a pele. 

“É salutar também usar colírio para hidratar os olhos, assim como lavar o nariz com soro fisiológico várias vezes ao dia”, destaca o otorrinolaringologista. 

Existem mais algumas recomendações para esse período, como usar o umidificador de ar nos ambientes de trabalho e domiciliares, aumentando artificialmente a umidade do ar, bem como não direcionar o ventilador ou o ar condicionado para o rosto. A última dica do especialista é evitar atividades ao ar livre nos períodos em que o ar está mais quente, entre 10h00 e 15h00.

Dr. Erick Barros

nossas redes sociais