PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

HUT registra aumento de quase 30% nos acidentes de trânsito

O atendimento às vítimas de acidentes com motocicleta permanece como primeiro motivo de entrada no Hospital

Por Redação
18/10/2018, às 14:10

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou, no último mês de setembro, um aumento de 29,4% no número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, se comparado com o mês de agosto. Segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, o mês de setembro registrou o maior número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito do ano de 2018. Para ele o dado é preocupante, pois os acidentes que chegam ao Hospital estão cada vez mais graves e revelam a imprudência no trânsito.

Com relação aos atendimentos de vítimas de acidentes com motocicleta o aumento foi de 25,5%, também se comparado com o mês de agosto. Foram 1.075 atendimentos de acidentes de trânsito, sendo que 913 foram somente vítimas de acidentes com motocicleta, representando 84% do total de acidentes.

O atendimento às vítimas de acidentes com motocicleta permanece como primeiro motivo de entrada no Hospital, ou seja, 20% do atendimento geral. Somente este ano, foram atendidas 7.948 vítimas de acidentes de trânsito. 

“Esse dado é preocupante, principalmente, se for levado em consideração que são acidentes que poderiam ter sido evitados. A maioria dos motoristas assume o risco de causar um acidente ingerindo bebida alcoólica ou falando ao celular”, explicou o diretor.

Dentre as vítimas de acidentes com motocicleta, os homens representam 76% do total e quase 60% tem entre 21 e 40 anos de idade. Francisco Costa, 39 anos, deu entrada no HUT após sofrer um acidente com motocicleta. Ele conta que saiu do trabalho e foi visitar um amigo. No caminho ele foi trancado por um carro e não conseguiu desviar. Na queda ele fraturou a perna e precisou passar por cirurgia. 

“Minha sorte é que eu estava usando o capacete. Bati com a cabeça no chão, mas não fiquei com nenhuma lesão grave”, explicou Francisco.

O HUT é o único hospital do Piauí que oferece a população atendimento de urgência e emergência em 30 especialidades médicas, 24 horas por dia. Esses profissionais são especialistas em assistência ao trauma e esse ano essas equipes já realizaram 41.721 atendimento e 10.396 cirurgias. 

“Estamos sempre preocupados em oferecer um serviço resolutivo que supra as necessidades da população, principalmente, por conta do grande número de vítimas de acidentes de trânsito”, destaca Dr. Gilberto.

Hospital de Urgência de Teresina / Foto: GP1

articulistas

nossas redes sociais

vídeos mais vistos