Idosos são presos com RGs e Carteiras de Trabalho falsos no PI

Os policiais abordaram o veículo dos suspeitos após eles desviarem da barreira montada pela própria PM

10 de setembro de 2020, às 16:14 | Ravi Marques

A Polícia Militar apreendeu 41 documentos falsos entre Carteiras de Identidade e Carteiras de Trabalho durante um trabalho de fiscalização na cidade de Jacobina do Piauí, sul do Estado. Na ação dois idosos foram presos em flagrante. 

Os policiais abordaram o veículo dos suspeitos após eles desviarem da barreira montada pela própria PM. Dentro do carro estavam ainda produtos como impressora, notebook, carimbos, celulares, papel para confecção de documentos. Os policiais também encontraram diversos comprovantes de saques de benefícios do INSS. Todo o material, segundo a PM, caracteriza crime de falsificação ideológica.

Com a idosa, de 64 anos, seis Carteiras de Identidade (RG), além de 26 Carteiras de Trabalho e Previdência Social com a sua foto, mas com qualificações diversas. Com o outro idoso, de 83 anos, foram encontrados 10 Carteiras de Trabalho e Previdência Social com a sua foto e qualificações diversas. 

O caso foi encaminhado à Polícia Civil da cidade de Paulistana, que informou que os idosos haviam sido recrutados no município de Santa Inês, no Maranhão, por uma organização especializada em fraude de documentos e saque irregular de benefícios.

Outros dois homens que fazem parte do mesmo grupo criminoso haviam sido presos anteriormente quando tentavam deixar a cidade de Jacobina do Piauí. Segundo a polícia, os criminosos inserem a fotografia do idoso em um documento com o nome do verdadeiro titular do beneficio, e depois esses idosos saem em viagem até o outros estados, fazendo esses saques. O grupo fica com a maior parte do dinheiro e dá uma porcentagem para os idosos.

O inquérito policial foi encaminhado para a polícia civil do Maranhão, que vai dar continuidade às investigações.

Material apreendido