Assembleia aprova urgência para tramitação de empréstimos

Os recursos serão aplicados no alongamento do prazo de dívidas estaduais e na realização de obras, como recuperação e construção de estradas

Por Tarcio Cruz
17/09/2019, às 08:00

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão plenária de hoje, requerimento do líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), pedindo urgência para a tramitação dos Projetos de Lei 26, 27, 28 e 29 do Poder Executivo que tratam de autorização para obtenção de empréstimos pelo Governo do Estado junto a instituição financeiras públicas e privadas. Os recursos serão aplicados no alongamento do prazo de dívidas estaduais e na realização de obras, como recuperação e construção de estradas.

A deputada Teresa Britto (PV) pediu que fosse retirado de votação hoje de um requerimento em que solicita o comparecimento do secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, para falar sobre os empréstimos. Durante os debates sobre a proposição, o deputado Franzé Silva (PT) solicitou a abertura de processo contra Teresa Britto por quebra de decoro parlamentar.

Franzé Silva considerou ofensivas afirmação de Teresa Britto de que os deputados da bancada da situação agiam com subserviência ao Governo. O plenário aprovou requerimento da deputada Teresa Britto pedindo voto de louvor à Paróquia do Cristo Rei, sediada em Teresina, pelo transcurso de seus 50 anos.

O plenário aprovou requerimentos do deputado Henrique Pires (MDB) solicitando a realização de audiência pública no dia 28 de novembro para tratar sobre as obras de saneamento básico feitas no Piauí com recursos da Fundação Nacional de Saúde. Ele requereu ainda audiência pública sobre a construção da Adutora do Sertão que visa melhorar o abastecimento de água no semiárido piauiense.

Também, foram aprovados requerimentos dos deputados Francisco Costa (PT) e Marden Menezes (PSDB) pedindo, respectivamente, ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) a colocação de lombadas na BR-135, no Sul do Estado, e ao Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí) a abertura das comportas da Barragem Mesa de Pedra, em Valença do Piauí.

Deputado Estadual Francisco Limma / Foto: Portal GP1

nossas redes sociais