Sessão Virtual: Deputados aprovam projetos de combate a COVID-19

Em uma sessão um tanto quanto confusa os parlamentares se atrapalharam em alguns momentos no uso da plataforma virtual de videoconferência

Por Tarcio Cruz
23/03/2020, às 15:14 - Atualizado em 23/03/2020, às 23:49

A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na tarde desta segunda (23), três projetos encaminhados pelo governo estadual em uma sessão histórica, pela primeira vez o legislativo piauiense realizou de forma remota uma sessão ordinária. De casa os deputados votaram duas matérias para o combate do Coronavírus, e deram ao governo estadual a autorização para conceder auxílio alimentação para servidores estaduais.

Em uma sessão um tanto quanto confusa, já que os deputados ainda se adaptam a nova ferramenta, os parlamentares se atrapalharam em alguns momentos no uso da plataforma virtual de videoconferência que foi construída via sistema Cisco System, através do Aplicativo WEbEx e transmitida pela TV Assembleia. Porém as reuniões das comissões de administração e Constituição e Justiça e a sessão plenária ocorreu de forma satisfatória. Todos os 30 deputados participaram da sessão.

Foi aprovado durante a sessão o decreto do governo estadual que reconhece o estado de calamidade pública pelo Coronavírus além da redução do imposto em produtos de prevenção à transmissão do novo coronavírus (COVID-19), como álcool em gel, álcool 70%, luvas, máscaras e hipoclorito de sódio. A alíquota de 18% foi reduzida para 12%, a oposição cobrou uma redução maior, porém o governo alegou impedimentos constitucionais para diminuir ainda mais o imposto, os estados buscarão juridicamente reduzir ainda mais o preço dos produtos.

Tanto as duas medidas de combate ao COVID-19 quanto a concessão do auxílio alimentação para os servidores seguem agora para a sanção do governador Wellington Dias. Nos próximos dias a Assembleia deverá dar prosseguimento as sessões virtuais, já que o legislativo paralisou as atividades presencial até o mês de Abril.

Votação Virtual

nossas redes sociais