Firmino defende inclusão de municípios no Consórcio Nordeste

Segundo o prefeito, a cidade precisa ser ouvida no estabelecimento das políticas regionais, daí a importância de participar do evento

Por Tarcio Cruz
23/08/2019, às 11:00 - Atualizado em 23/08/2019, às 16:38

O prefeito Firmino Filho participou da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento reuniu governadores de nove estados e tem por objetivo estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.

Segundo Firmino, a cidade precisa ser ouvida no estabelecimento das políticas regionais, daí a importância de participar do evento. 

“Temos muitos desafios em comum e é sempre bom que haja cooperação dos governadores na defesa de interesses regionais. Acredito que é um momento rico para se debater, planejar toda essa questão regional e, através do diálogo, construir saídas alternativas para que possamos avançar”, disse o prefeito.

O prefeito afirmou ainda que essa é a primeira reunião na qual comparece e que fez a sugestão para que houvesse de fato algum tipo de interlocução com as cidades. 

“Temos cidades de diversos tamanhos e é importante que a abordagem local seja percebida pelos governantes estaduais. Outra alternativa que não pode ser deixada de lado é que efetivamente as ações estejam harmonizadas com o planejamento e a gestão regional. Estamos abertos ao diálogo para oportunidades que venham a favorecer os municípios. O que a gente defende é que os municípios participem da formulação das estratégias”, destacou.

O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir da assinatura de protocolo de intenções entre noves estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico, infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

Prefeito Firmino Filho

nossas redes sociais