Governadores do NE discutem investimentos com Ministro

Segundo W. Dias, foi solicitado o apoio do Itamaraty junto a pautas de atração de investimentos pois na próxima semana os nove governadores estarão na Europa

Por Redação
13/11/2019, às 07:00 - Atualizado em 13/11/2019, às 10:18

O governador Wellington Dias participou de audiência com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta terça-feira (12/11). Na ocasião, também estavam presentes os governadores da Bahia, Rui Costa; de Pernambuco, Paulo Câmara; e do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Segundo o governador, foi solicitado o apoio do Itamaraty junto a pautas de atração de investimentos pois, na próxima semana, pela primeira, os nove governadores nordestinos, através do Consórcio Nordeste, estarão na Europa para apresentar os potenciais da região para investidores.

“Vamos levar o mapa de oportunidades do Nordeste para pessoas que já investem no país. Queremos ampliar os investimentos, pois nossa meta é acelerar o crescimento e garantir a geração de emprego e renda”, diz Wellington.

O chefe do executivo piauiense afirmou que as áreas com maior enfoque serão Infraestrutura, Parcerias Público-Privadas, Energias Renováveis e Turismo.Nesta agenda europeia, segundo o governador, é importante ter a parceria do Itamaraty e o trabalho integrado com as embaixadas. 

“Nosso propósito é ajudar o Brasil, através do Nordeste”, declarou.

De acordo com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, a comitiva do Consórcio Nordeste vai trabalhar a agenda empresarial na Europa e buscar atração de investimentos para região, daí ser importante o apoio do Ministério das Relações Exteriores. O governador pernambucano Paulo Câmara destacou a importância da união de forças entre Brasil e Nordeste para essa agenda.

“Independentemente da crise que passa o Brasil, o Nordeste tem muito potencial, mão de obra qualificada e força de vontade para trabalhar”, disse.

O presidente do Consórcio Nordeste, o governador Rui Costa, diz que, nesta primeira semana, os nove representantes visitarão a França, a Itália e a Alemanha. Em outra data, serão incluídas a Espanha e China.

“Reforçamos a importância do Itamaraty, pois vamos representar o Brasil, defendendo o Nordeste e chamando a atenção para as grandes oportunidades da região. Então, viemos reforçar o convite para que o Itamaraty se faça presente, pois o foco será a atração de investimentos para o país”, ressaltou.

Reunião com o Ministro das Relações Exteriores

nossas redes sociais