PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Governo do Piauí apresenta balanço e promete corte de gastos

De acordo com levantamento o Estado chegou a 55,33% de gasto da receita com pagamento de salários de servidores

Por Tarcio Cruz
08/11/2018, às 18:11

A situação financeira do Piauí entrou em estado de alerta. Os dados são do balanço do segundo quadrimestre de 2018 apresentado pelo governo estadual na Assembleia Legislativa do Piauí, a audiência ocorreu na manhã desta quinta-feira (08/11). De acordo com levantamento o Estado chegou a 55,33% de gasto da receita com pagamento de salários de servidores, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, caso o estado atinja 60% de gasto com pessoal ele deixa de receber repasses federais.

A previdência estadual continua sendo o maior entrave nas contas do Piauí. Segundo levantamento da pasta, em 16 anos o Piauí perdeu 44 mil servidores na ativa, com a queda dos contribuintes o sistema de previdência se tornou insustentável e gera um déficit mensal de quase 80 milhões para o governo estadual. Apesar do grave quadro financeiro o secretário de fazenda Rafael Fonteles acredita em uma recuperação. 

“Acreditamos que o governo irá se recuperar, mais isso irá requerer medidas duras e importantes para poder se adequar a esses tempos de continuidade da crise econômica e de ajuste fiscal. Temos que aprofundar as medias de gastos públicas para se adaptar a situação fiscal que irá se complicar no próximo ano”, afirmou o gestor.

Rafael também se mostrou otimista quanto ao pagamento do décimo terceiro salário. 

“Estamos fazendo todo o esforço para garantir o pagamento integral, enfrentamos dificuldades como todos já sabem, mas estamos esperançosos de cumprir a prioridade número um do governador que é manter essa tabela rigorosamente em dia”, concluiu Rafael Fonteles.

Apresentação do balanço do quadrimestre

nossas redes sociais

vídeos mais vistos