PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Governo do Piauí cria Sistema Integrado de Gestão de Riscos

O Portal Douglas Cordeiro teve acesso com exclusividade ao documento que será enviado para a Assembleia Legislativa

Por Plínio Castelo
10/01/2019, às 11:01

Baixo, médio e alto risco. Estas palavras têm povoado as entrevistas do Governador Wellington Dias desde o ano passado. Em seu discurso de posse voltaram a ser repetidas confirmando que a segurança pública terá um cuidado especial em seu quarto mandato.

O Portal Douglas Cordeiro teve acesso com exclusividade ao documento que será enviado para a Assembleia Legislativa, onde é criado o Sistema Integrado de Gestão de Riscos. O projeto cria ainda o Comitê Integrado de Gestão de Riscos da Segurança Pública e Defesa Social-SIGER, para coordenar as ações.

A proposta é que seja um sistema diferenciado de atendimento de ocorrência de acordo com o alto, médio e baixo risco. O tratamento começa ainda na rua e segue para Central de Flagrantes e audiência de custódia, onde será dado o encaminhamento final de acordo com o crime, com a periculosidade da pessoa envolvida.

O Projeto de Lei confere ao Sistema Integrado uma ampla abrangência, dando ao SIGER a incumbência de definir metodologias, protocolos e procedimentos para a gestão de riscos. Também garante a capacitação de policiais Civis e Militares, além da adequação dos agentes penitenciários quanto ao trabalho de classificação de periculosidade.

A formatação do projeto teve a participação do deputado Federal Fábio Abreu que voltará ao comando da secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Deputado Federal Fábio Abreu / Foto: GP1

nossas redes sociais