PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM
GOVERNO DO ESTADO

Luciano se despede da UNALE em evento no Rio Grande do Sul

O parlamentar foi aclamado presidente da UNALE há um ano, em Foz do Iguaçu, durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

Por Redação
12/05/2018, às 16:05 - Atualizado em 12/05/2018, às 18:05

O deputado estadual Luciano Nunes conclui nesta sexta-feira o seu mandato de um ano à frente da presidência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A eleição da nova diretoria acontece nesta sexta-feira (11/05) em Granado, no Rio Grande do Sul, onde acontece a 22ª Conferência  Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais.

Luciano Nunes foi aclamado presidente da UNALE há um ano, em Foz do Iguaçu, durante a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. A entidade congrega 1.059 deputados estaduais de 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito federal.

“Assumi com muita satisfação, honra e orgulho a missão de poder presidir uma entidade que congrega 1.059 deputados estaduais de todo o Brasil e que para mim, posso dizer, representou uma família, que tem a importante função de trabalhar para o povo. Neste sentido, assumi o compromisso de defender e trabalhar para ampliar o poder dos legisladores e legislativos estaduais, bem como atuar de forma participativa e integrada, lutando sempre pelo fortalecimento do poder legislativo, e, consequentemente, para garantir uma melhor representatividade junto à população”, disse Luciano Nunes.

Deputado Estadual Luciano Nunes

Na missão de presidente da Unale, Luciano Nunes foi em busca de apoio e levou as reivindicações da entidade, inclusive, ao presidente da República, Michel Temer. 

“A PEC 47/2012, que concede maior autonomia para os estados legislarem, foi amplamente discutida em todas as nossas missões pelo Brasil a fora ao visitarmos as Assembleias Legislativas do País. Nosso desejo, além de suscitar a discussão, era tornar a Unale cada vez mais próxima dos parlamentares. E assim demos continuidade ao Plano de Gestão da Unale, ao nos fazermos presentes nos Estados onde foi possível visitarmos nesse ano de gestão”, informou.

Na gestão de Luciano Nunes foi criada a Secretaria da Agricultura, que somou às outras sete secretarias já existentes na entidade - Juventude, Mulher, Saúde, Cidades, Segurança e Educação e Ciência e Tecnologia, além de reativada a Secretaria da Confederação Parlamentar das Américas no Brasil e lançada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Epilepsia. 

“Além disso, temos a convicção de que estimulamos a realização de seminários, conversas e reuniões voltadas para a qualificação do debate e dos mandatos, fortalecendo a atuação dos parlamentares nas Assembleias Legislativas”, destacou.

Deputado fez uma balanço da sua gestão

Ainda  nesse um ano de mandato Luciano assinou o termo de colaboração entre a Unale o Centro de Formação da Câmara dos Deputados - que prevê a capacitação presencial e à distância para os parlamentares filiados e os servidores das Assembleias -, assinou convênio com a Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais (NCSL) e com a Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa. Estreitou também as relações com membros da Associação Internacional das Cidades Irmãs da China (Cifca) em Manaus e participou como representante oficial do Brasil na Conferência dos Brics na esfera regional na China.

“E este ano, nas minhas últimas ações como presidente da Unale, tive a honra de conduzir a 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O evento, que tinha como tema “Os desafios de um novo Brasil”, congregou o sentimento e a missão da entidade, que é o fortalecimento da democracia no Brasil, combinado com a luta pela ampliação das competências legislativas das assembleias legislativas. Presidir a Unale foi uma missão que abracei com muita responsabilidade e que me proporcionou um grande aprendizado. O meu sentimento é de gratidão por esse ano tão rico em aprendizados e conquistas. Representar o Piauí à frente de uma entidade nacional foi uma experiência incrível”, enfatizou Luciano Nunes.

nossas redes sociais