Penitenciária Feminina recebe nova estrutura em Teresina
Com a presença, também, da vice-governadora Regina Souza, o secretário fez a entrega de certificados do curso de Panificação às reeducandas

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, inaugurou, nesta quarta-feira (14/08), as novas instalações físicas na Penitenciária Feminina de Teresina. A unidade penal passa a contar com uma oficina de corte e costura e um salão de beleza. Com a presença, também, da vice-governadora Regina Souza, o secretário fez a entrega de certificados do curso de Panificação às reeducandas.
Carlos Edilson frisa que o dia foi de avanços para o sistema prisional.
“É um dia de alegria dentro do sistema penitenciário. Inauguramos o salão de beleza, a oficina de corte e costura e, ainda mais, entregamos certificados de conclusão do curso de panificação. Esse trabalho pode oportunizar a ressocialização, já que as reeducandas estão aprendendo um ofício e retornando à sociedade aptas a exercerem uma função de trabalho “, destaca o secretário.
A vice-governadora esteve presente na solenidade e frisou o dever do Estado em possibilitar a reinserção social dos reeducandos do sistema prisional.
“É papel do Estado buscar a ressocialização. Não é só prender pra cumprir pena. Tem que recuperar e devolver para a sociedade. Estamos longe, mas vamos dando passos como esse para humanizar os presídios do nosso Estado”, comentou Regina Souza.
Maria do Socorro foi uma das reeducandas que concluiu e recebeu o certificado do curso de Panificação. Para ela, o certificado poderá mudar sua vida quando conseguir a liberdade.
“Muito bom porque a gente leva esse curso como oportunidade de vida. Estou muito feliz. Aprendi muito sobre panificação como a produção de pães, salgados e bolos. Espero que possam abrir a porta pra gente e conseguir um emprego na área”, disse a reeducanda.
Com as novas estruturas, o trabalho de ressocialização na Penitenciária Feminina poderá se tornar cada vez mais eficaz, possibilitando novos ensinamentos às reeducandas. O sistema prisional, atualmente, dispõe de ofertas de cursos profissionalizantes através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Capacitação (Procap). Dentre os cursos já ofertados, estão os de Microempreendedor Individual (MEI), Maquiador, Corte e Costura Individual, por exemplo.
outras matérias
PESQUISA DATASENADO
Quase metade dos brasileiros usa rede social para definir voto
CÂMARA MUNICIPAL
Lobão aprova audiência sobre falta de insulinas na Farmácia do Povo
APROVADA PELA ASSEMBLEIA
“A reforma era necessária e obrigatória", diz Ricardo Pontes
destaques do portal
NORTE DO ESTADO
Homem é baleado durante jogo de sinuca em Cocal dos Alves-PIO INÍCIO DE TUDO
Conheça os detalhes da investigação que prendeu policiais no Piauítv piauí
reportagens especiais
ENTREGUE AO CONGRESSO
Pacto Federativo: saiba o que muda com a nova propostaPACOTE ANTICRIME
Excludente de ilicitude: você sabe o que isso significa?DIVIDE OPINIÕES
LGBTFOBIA no Brasil: Entenda os fatos, os números e as polêmicasENTENDA O ASSUNTO
A imparcialidade judicial: o que isso significa na prática?articulistas
GENéSIO JúNIOR
Questão ambiental: o mundo perde dinheiro!
ARNALDO EUGêNIO
Quem é que tem medo de sociologia?
DALTON MACAMBIRA
Bolsonaro é contra a Amazônia e o Brasil
colunistas

LEVANTAMENTO DA CNT
Pesquisa aponta problemas em 60% das rodovias do Piauí
REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Flávio Nogueira espera “expulsão” e avalia os convites recebidosmunicípios
NORTE DO ESTADO
Homem é baleado durante jogo de sinuca em Cocal dos Alves-PI
NORTE DO ESTADO
Idoso morre carbonizado ao atear fogo em roçado em Cocal-PI
ESPERANDO ATENDIMENTO
Idosos são flagrados no chão de agência bancária em Piripiri-PI
polícia
EM ESTACIONAMENTO
Mascarado rouba R$ 70 mil de empresário no centro de TeresinaOPERAÇÃO PÉSSIMO NEGÓCIO
Polícia prende 3 acusados de golpes pela internet em Teresina1 TONELADA DA DROGA
Quadrilha oferece R$ 6 milhões a polícia por droga apreendida no PIgeral
esporte
CAMPEÃO DA CHAMPIONS
Liverpool manda recado ao Flamengo: "Seja bem-vindo ao Mundial"
CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio goleia, entra no G-6 e técnico do Atlético-MG é demitido
entretenimento
VELÓRIO A PARTIR DO MEIO-DIA
Corpo de Gugu Liberato chega ao Aeroporto de Viracopos em SPO PRAZER DA VINGANÇA
A modelo Geisy Arruda revela detalhes de seu livro eróticocuriosidades
ACREDITE SE QUISER
O homem que fugiu da morte sete vezes e ainda ganhou na loteria
RESULTADO DE PESQUISA
Câncer supera doenças do coração como principal causa de morte
JOVEM BRITÂNICO