Prefeitura de Teresina lança carro com banho para moradores de rua

A iniciativa é pioneira no Brasil a implantar o serviço, já que as capitais brasileiras que possuem carros com essa finalidade são mantidos por organizações filantrópicas

Por Redação
07/08/2019, às 12:00 - Atualizado em 08/08/2019, às 13:30

Teresina conta, a partir de agora, com o serviço “Banho Móvel”, um carro adaptado com chuveiros para oferecer condições de higiene às pessoas em situação de rua. Com a iniciativa, a Prefeitura de Teresina é pioneira no Brasil a implantar o serviço, já que as capitais brasileiras que possuem carros com essa finalidade são mantidos por organizações filantrópicas.

O carro do Banho Móvel está equipado com dois chuveiros, kits de higiene e um reservatório que acumula até mil litros de água, o que permite cerca de 20 banhos. Inicialmente, o serviço vai funcionar duas vezes na semana, no turno da tarde e em qualquer local que tenha aglomerado de pessoas em situação de rua, como em praças públicas.

O prefeito Firmino Filho ressalta que os investimentos feitos pela Prefeitura beneficiam toda a população. 

“A implantação do Banho Móvel é uma atitude de solidariedade à pessoa em situação de rua, sem vínculos familiares e sem um lar para chamar de seu. Além de fornecer condição de higiene, a equipe também leva assistência médica, serviço que já é feito pelo Consultório na Rua”, diz o prefeito.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde destacou a importância do projeto.

“O olhar da Fundação é para todos e a gente executa os serviços para beneficiar os usuários. É dessa forma que a Prefeitura tem construído a sua história. Com a criação do Banho Móvel, as pessoas em situação de rua terão condições de se higienizarem com frequência, o que lhes proporcionará uma vida mais saudável, com maior bem-estar e dignidade”, ressalta o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.

Francisco Wagner, pessoa que vive em situação de rua desde que ficou desempregado, foi o primeiro a utilizar o serviço e ele se mostrou satisfeito com a iniciativa. 

“Esse banheiro móvel vai melhorar a saúde, a vida da pessoa em situação de rua, porque aqui em Teresina só temos um banheiro público e banhar nas praças, com roupa, é complicado”, afirma.

O médico do Consultório na Rua, Alan Lira, relata que há pessoas em situação de rua que evitam procurar Unidades de Saúde se sentirem mal higienizadas. 

“O banho móvel vai mudar essa realidade e trará inúmeros benefícios. Além da questão do banho e da higiene corporal que contribui para evitar doenças, como condições dermatológicas, vamos levar também ações de saúde”, comenta.

O serviço será coordenado pela equipe do Consultório na Rua da FMS, que funciona no turno da tarde e tem uma equipe multiprofissional que circula em van, levando ações de saúde para as pessoas em situação de rua. 

“Estamos felizes em ofertar esse novo serviço para as pessoas que não tem acesso ao banho em seu cotidiano, porque banho é dignidade”, finaliza Marina Leite, enfermeira do Consultório na Rua.

Prefeito Firmino Filho

nossas redes sociais