Wellington Dias cumpre agenda com vários ministros em Brasília

O governador também enfatizou o apelo feito para a solução do pagamento do Seguro Safra, pois o Estado do Piauí já regularizou uma pendência do mês de dezembro

Por Tarcio Cruz
03/10/2019, às 14:30

O governador Wellington Dias esteve em audiência, nessa quarta-feira (02/10),  em Brasília, com a ministra da Agricultura, Pesca e Abastecimento, Teresa Cristina. Na oportunidade, trataram sobre a instalação de uma base para o Porto Seco de Teresina, programa Seguro Safra e sanidade animal e vegetal.

De acordo com Dias, ficou acertado a cessão de um galpão da Conab, próximo à linha férrea de Teresina, para servir de base para a agência aduaneira. 

“Temos um entendimento com a Receita Federal para que a partir do Porto Seco de Teresina, o aeroporto da capital possa ter um anexo credenciado, garantindo as condições de ampliar a importação e exportação, aumentando o comércio externo no estado do Piauí”, explicou o governador.

Ainda sobre a audiência com a ministra, Wellington destacou as tratativas referentes aos avanços e a parceria com o ministério para manter o Piauí livre da febre aftosa, febre de suínos e outras doenças animais. Segundo ele, Teresa Cristina demonstrou interesse em ter uma agenda com todos os governadores do nordeste  para a realização de um plano regional para a sanidade animal e vegetal, assim que ela retornar de uma viagem à China.

Dias também enfatizou o apelo feito para a solução do pagamento do Seguro Safra, pois o Estado do Piauí já regularizou uma pendência do mês de dezembro e agora precisa da regularização da parte da União. 

“Seja por via de entendimento ou por via judicial, precisamos de uma alternativa, pois os agricultores familiares não podem ficar prejudicados. Acho que quanto a isso tivemos um entendimento”, comentou o governador.

O governador Wellington Dias também esteve em audiência com o secretário do Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros, onde trataram sobre programas para desenvolver o potencial de gás no estado do Piauí, assim como o leilão das hidrelétricas do Parnaíba. Em breve, o Executivo deve apresentar uma proposta para uma rodada de negócios envolvendo essas áreas.

Governador Wellington Dias em Brasília

nossas redes sociais