Governadores do Nordeste declaram apoio a Haddad
De acordo com governador, entre os pontoso tratados estão a geração de emprego e renda, saúde, segurança, a retomada de obras importantes

Os governadores nordestinos, reeleitos em primeiro turno: do Piauí, Wellington Dias; do Ceará, Camilo Santana; da Bahia, Rui Costa; e do Maranhão, Flávio Dino participaram de reunião com o presidenciável Fernando Haddad, onde declararam total apoio à campanha do petista e trataram sobre pontos importantes para o plano de Governo, nesta terça-feira (09/10), em São Paulo. A senadora e presidente do partido, Gleisi Hoffmann, também participou da reunião.
De acordo com governador piauiense, dentre os principais pontos tratados estão a geração de emprego e renda, saúde, segurança, a retomada de obras importantes que estão paralisadas ou andando em ritmo lentos e as obras sociais como hospitais, escolas e abastecimento de água. Como alternativas para a geração de receita e implementação dessas propostas foram citadas a necessidade de uma maior eficiência no combate à sonegação, a modernização da cobrança da dívida ativa pela União e a proporcionalidade no pagamento de impostos, relativo à lucros e dividendos.
“Na cobrança da Dívida Ativa é possível ter um montante de aproximadamente R$, 3,5 trilhões. É uma fonte para que a União, Estados e Municípios possam investir, mas que precisa de uma regulamentação. Hoje quem faz a cobrança é Procuradoria Geral da União, mas se passarmos para instituições como o Banco do Brasil é possível fazer isso de forma moderna, inclusive com o adiantamento de aproximadamente R$ 200 bilhões. Dessa forma, estados e municípios poderão ter uma receita para desenvolver uma carteira de projetos, logo no primeiro ano de mandato. Aumentar a capacidade de investimentos, permite a geração de emprego e renda que movimenta a economia. Quanto mais ampliar a receita mais reduz a proporcionalidade da dívida em relação ao Produto Interno Brito”, disse Wellington Dias.
Os governadores defenderam, também, a priorização no controle de despesas, dos juros, da inflação e o investimento em infraestrutura.
“Na área de segurança, tratamos sobre o Fundo Nacional de Segurança e para que o Governo Federal tenha uma área específica para um Sistema Único Nacional de Segurança, assim como o Sistema Único de Saúde, trabalhando em parceria com estados e municípios, para o controle de armas, a proteção de divisas e o crime organizado” comentou o governador piauiense.
Para área de saúde o candidato Fernando Haddad manifestou também o compromisso com a implantação de policlínicas em várias regiões dos estados.
“Serão clínicas com diversas especialidades, umas para cada região com 500 mil habitantes, com tudo que a população precisa desde a consulta, exames, cirurgias, com serviços de qualidade”, enfatizou Wellington Dias.
Para o governador piauiense Wellington Dias, Fernando Haddad é a melhor opção para o Brasil por que é o mais preparado, com formação, com experiência, por ter governado a cidade de São Paulo e ter uma gestão premiada mesmo com a conjuntura difícil que o Brasil passava, além de valorizar a família.
“Ele é alguém que seguramente é o melhor para o Brasil, por que ele é do diálogo, da paz, sabe a importância do respeito, a importância da família, estando casado há 30 anos com a mesma mulher, não é envolvido em escândalos, teve uma formação religiosa e respeita as mais diferentes religiões e igrejas, e sabe administrar “, declarou Dias.
Governadores de outros estados, como Ricardo Coutinho, da Paraíba, e Paulo Câmara, de Pernambuco, também declararam apoio à eleição de Haddad. O candidato petista comemorou as adesões e disse que trabalhará em parceria com os governadores e líderes.
outras matérias
destaques do portal
OPERAÇÃO CONJUNTA
Castelenses são presos com quadrilha que tentou roubar bancoCONGELAMENTO DE SALÁRIOS
Após reunião, MDB ataca pontos da reforma administrativa do governoMUDANÇA DE PARTIDO
Vereadora Cida se reúne com o PSD e marca data para decisãotv piauí
reportagens especiais
COMBATE A CORRUPÇÃO
Lei Anticrime: Saiba o que o ministro Sérgio Moro propõe!FUTEBOL E POLÍTICA
Saiba as cinco vezes em que o futebol e a política se cruzaramCOMBATE A CORRUPÇÃO
Saiba qual o impacto da Operação Lava Jato nas eleições de 2018articulistas
ARNALDO EUGêNIO
O pacote de generalidades de Moro
GENéSIO JúNIOR
Quem vai contrariar a realidade?!
DALTON MACAMBIRA
1968: O ano que nunca terminou!
GENéSIO JúNIOR - POLíTICA REAL
Dificuldades não faltam!
colunistas

ELEIÇÃO DA MESA
O Senado Federal e a palhaçada que vai entrar para a história
A ERA DA DESINFORMAÇÃO
A aparente verdade é mais importante que a própria verdade
SÓ FALTAVA ESSA
Em meio a eleição, briga por gabinetes e confusão na ALEPImunicípios
ATRASO DE SALÁRIOS
Justiça proíbe festas com dinheiro público em Altos-PI
DECRETO ASSINADO
Em Piracuruca, dinheiro do Carnaval vai para segurança
COCAL DA ESTAÇÃO
Mutirão de cirurgias de catarata beneficia vários idosos
12 MUNICÍPIOS
Dessalinizadores de água chegam ao sertão do Piauí
notícias
CARAVANA SALVE MARIA
Polícia fará pente fino em inquéritos sobre morte de mulheres no PIESTAVA FORAGIDO
Acusado de tentar matar a esposa a facadas é preso em PHBLAUDOS APRESENTADOS
Governo diz que não há risco de rompimento de Barragem em Piripirigeral
ATIVO E INATIVOS
Pleno do TJ-PI aprova reajuste de 4,07% para servidores
43 PROFISSIONAIS