PORTAL DOUGLASCORDEIRO.COM

Francis Lopes discute projetos na área de educação

O parlamentar reuniu-se com a secretária de Educação, Rejane Dias e a juiza Maria Luiza de Moura. O bjetivo é incentivar a maior participação dos pais

Por Da Redação
05/07/2017, às 01:07 - Atualizado em 05/07/2017, às 01:07

O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (04/07), no gabinete da secretária de Educação do Piauí, Rejane Dias, onde foram debatidos projetos na área da educação que tem o objetivo de atingir uma participação mais efetiva e colaborativa dos pais nas escolas. A secretária se mostrou entusiasmada com a ideia dessa aproximação cada vez maior dos pais com o ambiente escolar. 

"Acredito que é sempre oportuno todos os projetos e questionamentos que visam melhorias no que diz respeito aos rumos da educação em nosso Estado. Acompanho de perto o interesse do deputado Francis Lopes (PRP) que é um defensor dessa causa. Agora há pouco, me reuni com algumas  psicólogas aqui na secretaria onde falávamos da necessidade de um maior acompanhamento das nossas crianças e jovens que sofrem de depressão, bullying, como também de alguns problemas familiares. Qualquer projeto voltado para o futuro educacional deles é de grande importância para nós ", declarou Rejane Dias. 

Reunião com a secretária de Educação Rejane Dias

De acordo com o projeto do parlamentar, ficam instituídas penalidades aos pais ou responsáveis legais que não compareçam às reuniões oficiais nas escolas da rede estadual de ensino. As reuniões serão comunicadas com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Sendo que cada escola estadual manterá o registro de comparecimento mensalmente atestado pelo diretor. Aplicando-se aos pais que não cumprirem multa no valor de 20 (vinte) UFR-PI, (equivalente a R$ 64 reais) com arrecadação posteriormente regulamentado pelo Poder Executivo. 

Na oportunidade a Juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude, Maria Luiza de Moura, também apresentou o projeto "Ciclo Restaurativo", que direciona tanto para essa aproximação dos pais com os filhos, como também dos colegas no ambiente de trabalho. A Juíza define o o projeto como uma importante ferramenta de relacionamento que deve ser apreciado pela equipe da secretaria e que futuramente possa ser aplicado nas escolas do Piauí. 

Deputado Francis Lopes com a juiza Maria Luiza de Moura

"Esse projeto já funciona no país há mais de 10 anos nos Estados do Ceará e no Rio Grande do Sul. Aqui no Piauí ele está implantando desde de 2010 nas Varas da Infância e hoje é obrigatório nas escolas de magistratura onde são realizadas as capacitações. Creio que será de grande ajuda no campo educacional", finalizou Maria Luiza de Moura. 

veja também

nossas redes sociais